Odontologia vai às ruas para conscientizar população sobre o bruxismo

Calcula-se que o bruxismo, em poucos anos, vai superar a cárie em doenças dentárias

Cerca de 200 pessoas, professores e alunos do curso de Odontologia da Unisul, Campus Grande Florianópolis, Unidade Pedra Branca, vão às ruas nos dias 7 e 8 de maio, para levar à população informações importantes sobre os riscos do bruxismo em vigília, ou seja, o bruxismo diurno.

A professora Keila Cristina Pereira, coordenadora do Curso de Odontologia da Unisul, disse que os primeiros estudos indicam que cerca de 80% da população brasileira aperta os dentes, produzindo dores de cabeça, na mandíbula ou no pescoço, além do desgaste e fraturas nos dentes e nas restaurações, ou ainda retrações de gengiva, sensibilidade das raízes dentais, problemas em próteses, implantes, dentre outros. “Podem acontecer casos em que as pessoas nem percebam que estão apertando muito os dentes, como por exemplo em atividades físicas realizadas nas academias de musculação, ou ainda,  quem fique muito tempo em uma fila no trânsito, se isso for um fator elevado de tensão”, diz a professora Keila.

O Bruxismo em Vigília, como é chamado, é uma atividade dos músculos mastigatórios que ocorre quando a pessoa está acordada, mantendo os dentes encostados, apertados ou rangendo. Alguns movimentos mandibulares não funcionais, mesmo sem contato dental também podem ser incluídos como bruxismo em vigila, como o ato de morder os lábios. O bruxismo em vigília pode acontecer mesmo em pessoas assintomáticas. As causas mais comuns estão relacionadas ao estresse, a ansiedade e a concentração. Importante salientar que este bruxismo é diferente do Bruxismo do Sono (noturno), bem mais conhecido e que tem suas consequências controladas por Placas Oclusais.

Segundo o professor Roberto Ramos Garanhani, o controle bruxismo em vigília depende da conscientização sobre este hábito postural errado, pois muitos indivíduos acreditam que o “correto” é manter seus dentes em contato. Estudos apontam que o bruxismo em vigília vem aumentando na população brasileira, o que está causando preocupação para os profissionais da odontologia.

De acordo com a professora Keila Pereira, este tema tem sido amplamente debatido em congressos nacionais e internacionais. Em sala de aula, mais do que estudar o tema, o corpo docente e os alunos decidiram levar este problema a público com o intuito de mobilizar e conscientizar as pessoas, por meio da campanha “Desencoste seus Dentes”. A campanha consiste na entrega de material explicativo nos dias 7 e 8 de maio, no período da manhã e da tarde, no centro de Florianópolis (Beira Mar) e em Palhoça (próximo à Prefeitura).

Esta atividade faz parte da Semana de Saúde Bucal, que ocorre entre os dias 06 a 10 de maio na Unidade Pedra Branca.

Veja o flyer com explicações sobre o bruxismo em vigília.