Neste dia 22 de setembro é comemorado o dia do contador

A comemoração homenageia a assinatura do Decreto-lei nº 7.988, em 22 de setembro de 1945, que criou o primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil.

O contador é o profissional responsável pelo controle patrimonial (que envolve os bens, os direitos e as obrigações) de todos os possuidores de patrimônio, desta forma, todas as pessoas físicas ou jurídicas utilizam a contabilidade, de forma direta ou indireta. No Brasil e no mundo, a profissão possui um vasto campo de oportunidades e, por isso, há cada vez mais a necessidade de profissionais preparados com habilidades em auditoria, perícia contábil, controladoria, consultoria e outras. Assim, as melhores chances são proporcionais para os melhores profissionais, o que exige a necessidade de uma excelente formação, alguma especialização e o constante aperfeiçoamento. De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis de Braço do Norte e Tubarão, professor Marcos Crepaldi, a contabilidade no Brasil é a atividade profissional mais demandada por todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas, grandes ou pequenas. “Até nas ações mais simples do nosso dia a dia, como um simples café da manhã, nele está incluso os serviços do contador”, conclui Crepaldi.

Formação integral é prioridade nos cursos de Ciências Contábeis da Unisul

Além de professores com formação e experiência profissional na área; os cursos de Ciências Contábeis da Unisul, constantemente, firmam parcerias com os órgãos de contabilidade regionais e estaduais, no que se refere a palestras, cursos de curta duração e treinamentos. Com isso, preparam o profissional para gerar e controlar informações que são utilizadas para tomadas de decisão nas áreas: de custos, tributária, orçamentária, auditoria, perícia, societária, trabalhista, controladoria, atuária, de análise do desempenho empresarial, de pesquisa contábil e mais. O profissional pode ser especialista em uma dessas áreas ou responder por toda uma organização. De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unisul de Araranguá, professora Araceli Farias de Oliveira, o curso oportuniza conhecimentos para que os alunos possam atuar em diversas áreas: tributos, custos de produção, comercial, prestação de serviços e outros. “O mercado de trabalho é vasto para o profissional contador. Durante uma crise econômica, por exemplo, um dos profissionais que soluciona a vida financeira das pessoas física e jurídica é o profissional contador, o que contribui para a saúde da economia como um todo”, frisa Araceli.

COMPARTILHAR

1 Comentário

Comments are closed.