2ª edição do Banco de Estágios e Empregos divulga a programação oficial

O Banco de Estágios e Empregos (BEM) realizado pela Unisul, juntamente com a empresa Costa Sul Urbanismo, teve seu pré-lançamento na manhã desta segunda-feira, dia 9 de abril, no Art Hotel, em Tubarão. O evento teve como objetivo anunciar a programação oficial e, também, os parceiros desta 2ª edição. Cerca de 40 empresas já confirmaram a parceria e a participação no BEM, que ocorrerá no dia 17 de abril, das 13h30 às 21h30, no Espaço Integrado de Artes. O BEM visa facilitar a inclusão da comunidade no mercado de trabalho e estimular a empregabilidade e a economia da região.

Os interessados em uma oportunidade de estágio ou emprego deverão levar seus currículos para apresentarem às empresas. Aqueles que não possuem currículos formais poderão receber orientações de como produzi-los durante o evento.

O reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, destaca que a universidade se empenha em cada vez mais unir teoria e prática, sendo o estágio uma das formas mais qualificadas de promover esta relação na formação dos estudantes. “Quando nós falamos de estágio e emprego estamos falando  que as empresas, hoje em dia, também podem ser locais de aprendizado”, disse o reitor. O prefeito de Tubarão e presidente do conselho curador da Unisul, Joares Carlos Ponticelli, ressalta a importância do estágio como uma oportunidade de crescimento do jovem estudante. “A prefeitura tem diversos estagiários, permitindo não só a primeira oportunidade, mas orientando para que cada um deles saia pronto para assumir uma atividade”, conclui Joares.

A sócia-diretora de Urbanismo da Costa Sul, Luana Puel – egressa do curso de Administração da Unisul -, reforçou que a grande missão deste movimento é conseguir trazer a consciência de participação ao programa, mostrando que cada um pode fazer um pouquinho, com sua parte. “Viemos para passar uma mensagem e convidá-los para este projeto que traz uma inclusão socioeconômica dos jovens, dos novos aprendizes. Afinal, eles são o futuro do Brasil, temos que investir neles, dar a base de estudo. Eu acredito muito que o estudo é a base de tudo, dando uma oportunidade de estágio cria-se uma formalidade de emprego e qualificação”, enfatiza Luana.

“A partir do momento  que a Unisul teve a oportunidade e a felicidade de conseguir a adesão progressiva e voluntária de todos os envolvidos, percebeu-se que é possível fazer, de forma unida, um trabalho que objetive o progresso da Amurel em termos de empregabilidade e oportunidade de mercado”, reforça o professor Paulo Barrios, coordenador do BEM.

Por intermédio do movimento da primeira edição do BEM, realizada em dezembro de 2017, milhares de pessoas circularam pelos estandes do evento e cerca de 3 mil currículos foram entregues. O que possibilitou contatos, entrevistas, cadastramentos e o preenchimento de inúmeras vagas de estágios e empregos oferecidas pelas empresas e entidades apoiadoras. Ramon Garcia, gerente da Arlete Logística e Transportes, enfatiza que há dificuldade para se encontrar o profissional específico para cada empresa e por isso a empresa investe neste movimento. “Às vezes a pessoa que a empresa precisa ainda não chegou até nós, e a empresa quer a facilidade de poder selecionar esse profissional, tanto o específico, para determinada função, quanto aquele que pode ser moldado conforme a necessidade da empresa se este tiver um pouco da essência que a área de transportes precisa”, reforça Ramon. A Arlete Logística e Transportes recebeu cerca de 130 currículos na primeira edição do BEM.

Para o diretor do Campus Tubarão da Unisul, professor Rafael Ávila Faraco, esta oportunidade de mobilização regional consolida o papel de universidade comunitária. “De um lado se tem uma quantidade grande de estudantes – mais de oito mil só no Campus Tubarão e unidades -, na outra ponta está a comunidade empresarial necessitando destes talentos. O que a universidades está fazendo, junto com a Costa Sul, e demais parceiros, é simplesmente juntar estas duas pontas”, reforça o professor Rafael.

Realizado o lançamento da 2ª edição do Banco de Estágios e Empregos

Confira as instituições que confirmaram apoio ao Banco de Estágios e Empregos:

ACIT – Associação Empresarial de Tubarão
SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Setram – Sindicato das Empresas de Logística e Transporte de Cargas da Amurel
Supermercados Angeloni
Tecmesteel – Indústria Metalúrgica Ltda.
Tecmesul Montagem e Manutenção Industrial
Trier Sistemas
Turboferro Equipamentos Agrícolas
Usindi Montagens e Manutenção