2º CILUPP contará com mobilização do curso de pedagogia

No dia do professor, 15 de outubro, terá o segundo Circuito Lúdico do PIBID e Pedagogia às 19 horas. Na oportunidade também terá uma grande mobilização nacional com Audiência Pública em Brasília e na região onde a Unisul está inserida com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Este será em prol da formação docente, em especial o Pibid, programa que trata especialmente da formação docente inicial e continuada e que pode vir a acabar.

O circuito é um evento semestral que visa mostrar aos futuros professores do curso como fazer do ensino uma atividade lúdica. Entre as oficinas, terá de dança, música, literatura, alfabetização e jogos matemáticos. As atividades de interação ajudam também a relação entre os acadêmicos de diversos semestres. “Quando eles chegam, cada um recebe uma pulseira de uma cor. Os grupos vão se formando através da junção das cores. Assim os participantes não se limitam a ficar apenas com quem já conhecem e criam vínculos”, relata a coordenadora do Pibid, professora Rosandra Sachetti Hubbe.

Já o programa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que contribui para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira, por meio da concessão de bolsas e repasse de recursos financeiros. “O programa não é só uma bolsa de estudo. É uma chance dos estudantes adquirirem experiência enquanto ainda estão na Universidade”, conta a professora Rosandra.

Constitui-se em duas etapas de seleção: seleção de bolsistas para Iniciação à Docência e seleção de Supervisores. A seleção de bolsistas para Iniciação á Docência permanece aberta durante todo o ano. São bolsas de R$ 400,00 mensais para alunos de cursos de licenciatura dos campi de Tubarão, UnisulVirtual e Unidade de Araranguá.

COMPARTILHAR