A arte de manter o seu negócio funcionando, por Luiz Lento

Manter o seu negócio funcionando é garantir que os seus processos de negócios estejam em atividade, com qualidade e eficiência, isto é, manter a sua Organização “respirando”, mesmo que em momentos de desastres.

A Tecnologia da Informação é hoje fator estratégico para a eficiência e manutenção dos processos de negócio, garantia da entrega de serviços aos seus clientes, sem interrupções e com qualidade, garante a sobrevivência da Organização.

Desta forma, o universo de continuidade do negócio deverá ser considerado um dos mais importantes segmentos da gestão de segurança da informação. Essa valorização cresce a cada momento, pois a falta desse processo poderá interromper o negócio por um período além das expectativas financeiras da Organização, podendo levar à falência.

Por conseguinte, antecipar-se à resolução de um possível problema ou incidente é talvez um dos maiores diferenciais para o sucesso do negócio. Ter consciência das possíveis falhas TI, greves, falhas humanas, desastres naturais, torna a Organização pró-ativa, mais efetiva frente ao mundo globalizado, competitivo e dinâmico.

Como tornar o processo de continuidade de negócios uma realidade:

1 – Definir o perímetro

. Selecionar os processos ou processo considerados críticos para o Organização.
. Dentre os processos, quais são os serviços críticos de negócio e de infra-estrutura necessários a dar suporte aos processos críticos.
. Estabelecer quais os ativos (hardware, software, peopleware, informação, …) que são necessários aos serviços de infra-estrutura.
. Qual a participação de cada gestor de processo, bem como os seus respectivos chefes durante o processo de continuidade de negócios.

2 – Análise

. Realizar a análise/avaliação dos riscos em cima dos processos ou processo considerado crítico.
. Realizar uma análise do impacto do negócio (BIA).

3-  Estratégia de desenvolvimento

. Estabelecer qual será a estratégia de desenvolvimento do processo de continuidade de negócios:
. Mitigar os riscos
. Responder aos riscos
. Recuperar os riscos

4 –  Estratégia de implementação

. Documentação do plano de continuidade de negócios.
. Implementação da estratégia ou estratégias escolhida.

5 – Conscientização e Manutenção

. Exercitar o plano.
. Treinar toda a equipe que participará do processo de continuidade de negócios.
. Possuir um processo de gestão de mudanças para possíveis alterações do plano devido a novas estratégias de negócios, por exemplo.

Sendo assim, a arte de manter o negócio de uma Organização deve principalmente a atitudes e procedimentos. Nada terá resultado sem muito esforço e dedicação. Boa sorte a todos.

Luiz Otávio Botelho Lento, coordenador do curso de pós-graduação Forense Aplicada a Crimes Virtuais, na UnisulVirtual

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