A Engenharia Química e suas possibilidades

A Engenharia Química está presente em muitos produtos que são consumidos pela sociedade, como plástico, pães e remédios. A junção da engenharia civil com a química resultou na Engenharia Química, que tem o propósito de transformar a matéria prima no produto final.

O site Guia de Carreiras elencou dez grandes descobertas da Engenharia Química que estão presentes no dia a dia das pessoas. Algumas delas foram:

  • Plástico: por estar presente em praticamente todos os lugares, é considerado a maior contribuição da Engenharia Química à sociedade.
  • Fertilizantes: muito usados para que as terras se tornem mais produtivas. Além de baratear o custo da produção, os alimentos se tornaram mais acessíveis e, consequentemente, refletiu no crescimento da população humana.
  • Produtos médicos e biomédicos: implantes, microcápsulas, quimioterápicos, antibióticos e próteses são alguns exemplos de como a Engenharia Química ajudou a medicina.
  • Derivados do petróleo: essencial na sociedade, atualmente é muito usado principalmente nos transportes. Os derivados do petróleo também está presente no asfalto que cobre as ruas.

Atuação do engenheiro químico

O engenheiro químico pode atuar áreas como: petróleo e petroquímica; indústria cerâmica, de plástico, metalúrgica, de couro, têxtil, carboquímica, biocombustíveis, de alimentos; tratamento de águas e efluentes líquidos e gasosos; laboratórios industriais e de pesquisa; termelétricas; projetos e consultoria técnica; modelagem, simulação, otimização e controle de processos; gerenciamento industrial e da produção.

COMPARTILHAR