A experiência de realizar pós-doutorado na Universidade da Califórnia

O sonho de ser pesquisador começou ainda na graduação. Tiago José Pereira é formado em Ciências Biológicas pela Unisul e desde quando estava nos semestres iniciais do curso começou a participar de um grupo de pesquisa, liderado pelo prof. Dr. Sérgio Neto. Hoje, Tiago faz pós-doutorado na Universidade da Califórnia – Riverside, nos Estados Unidos.

Ele conta que desde muito cedo começou a buscar por universidades fora do país. Essa vontade surgiu após a participação no grupo de pesquisa na Unisul. “O professor Sérgio, que já tinha essa experiência como pesquisador, foi a pessoa que basicamente mudou a minha forma de ver as coisas. Rapidamente me interessei pelo trabalho e decidi que essa era a carreira que eu queria seguir”, comenta.

Voltando às origens

Enquanto realizava mestrado no México e doutorado na Universidade da Califórnia, Tiago estudou diferentes conteúdos da área da Biologia. Atualmente, ele realiza pesquisas no ambiente marinho, mesma temática que começou estudando enquanto ainda era acadêmico da graduação.

Oportunidade no exterior

Tiago relata que, desde quando descobriu que queria ser pesquisador, já começou a pensar em fazer suas pesquisas fora do país. “É legal ter essa oportunidade, ir para o exterior, aumentar o networking, participar de conferências internacionais. É algo que te abre muitas portas. É muito interessante você ser exposto a diferentes sistemas de pesquisa e ensino para que possa implementar na sua própria pesquisa no futuro”, finaliza.