A integração ente as modalidades presencial e a distância na Unisul

Por: Patrícia da Silva Meneghel, professora e gestora das Unidades de Aprendizagem Virtuais

A modalidade a distância na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) se consolidou não só pela oferta de cursos de excelência nas áreas de graduação, pós-graduação e extensão, mas também por corroborar a flexibilidade entre as modalidades de ensino da Universidade: presencial e a distância.

A oferta de disciplinas na modalidade a distância está fundamentada nos Artigos 80 e 81 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O Artigo 80 estabelece a plena equivalência entre a educação presencial e a educação a distância, permitindo a convalidação de estudos entre as modalidades e, inclusive, a transferência de estudantes entre as modalidades, sem a distinção dos títulos obtidos numa ou na outra modalidade.

A UNISUL, ao promover, em nível institucional, a reformulação dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação presenciais, propõe que seja considerada prioridade a inclusão de disciplinas a distância nos limites da legislação vigente (até 20% da carga horária do curso), respeitadas as peculiaridades inerentes a cada curso.

O grande diferencial dessa proposta é fazer com que haja uma integração entre as modalidades de ensino da Universidade e, sobretudo, que o aluno do presencial tenha a oportunidade de transitar pelas diversas formas de ensino e ambientes de aprendizagem que a Universidade disponibiliza, efetivando a inclusão digital e constituindo uma oportunidade de vivências, experiências e competências despertadas pelo mundo virtual.

Ao migrar de uma sala de aula presencial para um ambiente virtual, estudantes e professores passam a interagir de forma diferenciada e inovadora e, ainda, passam a ter assistência de outros agentes que compõe a modalidade a distância: assistentes pedagógicos, coordenações, designers instrucionais e gráficos, acessibilidade etc, através da interação e da cooperação que passa a ser efetiva com o uso das ferramentas disponibilizadas no espaço virtual de aprendizagem.

A disponibilidade de disciplinas a distância na UNISUL, além de oferecer a oportunidade da inovação metodológica e do acesso às novas tecnologias, procura estar em sintonia com o próprio mercado de trabalho que, segundo projeções do Fórum Econômico Mundial, estima-se que cerca de 65% das crianças que hoje estão no ensino primário irão trabalhar em empregos ainda não inventados que, por certo, terão muita relação com as tecnologias de informação e comunicação.

Em um contexto prático, pode-se dizer que a tecnologia integra a vida das pessoas desta geração, oxalá das gerações futuras!

Assim, é função fundamental da Universidade estar em sintonia com essas tendências e, sobretudo, preparar seus estudantes para serem cidadãos críticos, transformadores e criativos na nova era.

A oferta de disciplinas a distância nos cursos presenciais tem, portanto, um papel transformador na vida acadêmica dos estudantes e na formação de suas competências.

Segundo o portal Desafios da Educação, um estudo anual conduzido pelo Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (ECAR, na sigla em inglês), realizado com mais de 100 mil estudantes norte-americanos, apontou que 70% deles aprendem melhor em um ambiente de ensino misto (on e off-line). Além disso, cerca de 50% dos alunos afirmaram estar mais ativamente envolvidos em aulas que usam tecnologia.

Nessa perspectiva, a integração entre as modalidades presencial e a distância na Unisul demonstra estar em sintonia com as tendências mundiais quando se fala de educação aliada à tecnologia.

Você sabia?

Foi publicada no D.O.U a PORTARIA Nº 2.117, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2019 que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior, revogando, assim, a Portaria MEC nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018.Anteriormente, a oferta de EAD para cursos presenciais era limitada a 20% da carga horária total do curso, mas podia ser ampliada para 40%, desde que atendidos determinados requisitos exigidos pelo MEC. Agora, a Portaria Nº 2.117 flexibiliza a possibilidade de oferta EAD para até 40% da carga horária de todos os cursos superiores presenciais, com exceção apenas do curso de Medicina.

Fique atento!

As matrículas para as disciplinas a distância na UNISUL – Unidades de Aprendizagem Virtuais (UAV) – estão abertas para os que já são estudantes da Universidade! Se você não é estudante da UNISUL poderá cursar uma disciplina especial a distância, através do link: http://www.unisul.br/wps/portal/home/ensino/cursos-de-curta-duracao/disciplinas-ou-unidades-de-aprendizagem-especiais-a-distancia/

Coluna de Inovação da Unisul/Agetec para o Jornal Notisul