A internacionalização da pesquisa científica será o tema central dos debates na JUNIC

Nesta semana, durante os dias 19 e 20, acontece mais uma edição da Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC). A temática deste ano é a “Internacionalização da Pesquisa Científica”, e aproximadamente 300 trabalhos serão apresentados. Além das pesquisas, mesas-redondas e palestras também farão parte da programação.

19/09/2018

Mesa 1 – 14h

A primeira mesa-redonda do evento abordará a Internacionalização da pesquisa: Possibilidade de fomentos externos. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação (Pró-EPPExI) da Unisul, Hércules Nunes de Araújo, a Universidade já vem realizando este trabalho de pesquisa internacional há alguns anos. “Com a mesa-redonda desejamos despertar ainda mais o interesse dos estudantes da graduação e também do mestrado e doutorado para a possibilidade da pesquisa em rede internacional. Com este evento esperamos que os estudantes comecem a perceber que existem fundos para o fomento da pesquisa internacional”, afirma.

Professores participantes da mesa-redonda:

• Prof. Dr. Henrique Carlos de Oliveira de Castro – Diretoria de Relações Internacionais (CAPES);
  • Prof. Dr. César Zucco – FAPESC;
  • Prof. Dr. Pablo Salas – Universidade de Cambridge.
  • Mediadora: Prof. Dra. Ana Regina de Aguiar Dutra

Local: Auditório do Bloco Pedagógico – 1º Andar – Campus Tubarão

Mesa 2 – 16h

A segunda mesa-redonda do dia 19 abordará a Internacionalização das pesquisas da Unisul e na Universidade de Cambrigde. De acordo com um dos professores participantes, Dr. Sérgio Antônio Netto, este evento tem o objetivo de apresentar os projetos de pesquisa internacional dos Programas de Pós-Graduação da Unisul e também as potencialidades de pesquisa em redes internacionais. “Além dos projetos, que são um foco importante da internacionalização, é importante destacar a necessidade dos cursos se inserirem dentro do contexto internacional através de parcerias, publicações e intercâmbios. No que diz respeito aos intercâmbios, eles envolvem tanto os docentes dos programas como também os discentes”, afirma.

Professores participantes da mesa-redonda:

• Dr. Fábio José Rauen (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Unisul);
  • Dr. Gilvan Luiz Machado Costa (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação);
  • Dr. Jefferson Luiz Traebert (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde);
  • Dr. Jacir Casagrande (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Administração);
  • Dr. Sérgio Antônio Netto (Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais);
  • Dr. Pablo Salas – Doutor em Economia – atua na Universidade de Cambridge.
  • Mediadora: Dra. Anelise Leal Cubas

Local: Auditório do Bloco Pedagógico – 1º Andar – Campus Tubarão

Confira a programação completa da JUNIC

O evento é aberto à comunidade e todos os participantes serão certificados. As inscrições para os participantes ouvintes se encerram no dia 18 de setembro, pelo link na página da JUNIC.