A universidade é um ambiente de inclusão e promove a acessibilidade

Embora poucas pessoas com deficiência frequentem as universidades, os programas, núcleos pautados na acessibilidade nas instituições têm garantido o acesso e processo de ensino e aprendizagem destes que desejam conquistar um curso e obter diploma. No último senso demográfico foram identificados mais de 72,6% de inclusões no mercado de trabalho.

Na Unisul, a inclusão é uma realidade há mais de 13 anos por meio do Programa de Promoção á Acessibilidade (PPA) que garante condições igualitárias ao ensino, pesquisa e extensão. “A partir das demandas, iniciou-se a mobilização para atender os primeiros estudantes, que eram cegos. E desde então, passamos a aprimorar os processos para atender os estudantes com igualdade e seguimos promovendo a inclusão social”, afirma Salete Cecília de Souza, coordenadora do PPA na Grande Florianópolis.

Ao longo destes anos, a Universidade passou a receber e atender mais estudantes com algum tipo de deficiência. De acordo com Vanessa Andrade Manoel, psicóloga educacional do Programa, os serviços do PPA são adaptados às pessoas cegas ou com baixa visão, deficientes auditivos ou surdos, deficientes físicos ou com necessidade educacional específica e também nos casos de paralisia cerebral. “A acessibilidade é um requisito que faz toda a mediação de um processo de inclusão, mas na verdade ela não é um todo, então não tratamos de acessibilidade, tratamos de inclusão social e dentro desse aspecto vamos trabalhar a inclusão educacional. Meu papel hoje aqui, é trabalhar dentro da perspectiva da psicologia educacional, justamente esses processos de inclusão, como que a gente vai inserir esse sujeito em sala de aula de forma em que todos possam ser incluídos”.

Universidade é um ambiente aberto a todos. “Para mim, todas as pessoas devem estudar independente de ser surdo ou outra deficiência, precisa conhecer outros ambientes, conviver com outras pessoas, fazer novos amigos e sim, ter e exercer uma profissão”.

Já, a aluna da Grande Florianópolis, Fernanda Mattos Vieira, conta como é sua realidade no curso de Relações Internacionais. “Em nenhum momento senti dificuldade, me adaptei muito fácil e recebo suporte tanto dos meus professores quanto da ouvinte que me acompanha. Se tenho dúvidas pergunto, se quero contribuir, tenho espaço para dar minha opinião. O curso adaptou as formas de aplicar o conteúdo, o que tornou também as aulas mais interativas com a participação efetiva da turma. Eu tenho sonhos e um que em breve vou realizar é receber o diploma. Depois, quero atuar na minha área”.

Acessibilidade é um direito da pessoa com deficiência

A legislação brasileira define a acessibilidade como “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida” (Brasil, Decreto Nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004).

Pessoas com deficiência no Brasil

Dados do último Censo divulgado em 2010 destacam que no Brasil existem mais de 45.606,48 pessoas com deficiência, números que correspondem a 23,9% da população. Destes, 6,66% possuem ensino superior e 17,67% com ensino médio ou superior incompleto.

A inclusão na Unisul

O Programa de Promoçao de Acessibilidade da Unisul acolhe pessoas com deficiência sensorial, física, intelectual, dificuldades de aprendizagem e necessidades educacionais específicas. Oferece recursos para facilitar o acesso aos conteúdos através de, por exemplo, das Tecnologias Assistivas como de aplicações de softwares que podem aumentar ou manter as capacidades funcionais e auxiliar as pessoas com deficiência de acordo com suas necessidades. O PPA está presente nos campi da Unisul e polos de apoio presenciais da UnisulVirtual.

Pedal Solidário

A Unisul é uma das instituições apoiadoras do Pedal Solidário para Deficientes Visuais, que acontece no dia 30/09, às 9 horas, no Passeio Pedra Branca. A participação é de R$ 20 e pode ser adiquirida no PPA da unidade Pedra Branca.