Acadêmicos de Medicina participam de ações do Novembro Azul

Os estudantes de Medicina da Unisul participarão de diversos eventos alusivos ao Novembro Azul. O primeiro compromisso é nesta quinta-feira (08), a partir das 18h30min, no Auditório do Bloco da Saúde (C). O urologista e professor da Unisul, Daniel Iser, juntamente com uma oncologista, participará de uma capacitação com os alunos.

Já no dia 16 de novembro os acadêmicos que fazem parte da Liga Acadêmica Urológica participarão de uma ação promovida pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O evento fala sobre o câncer de próstata e a saúde do homem. A iniciativa começa às oito horas da manhã e vai até as três da tarde. Os estudantes participarão dando orientações para os pacientes.

“A participação dos alunos nestas campanhas consiste muito na conscientização da população. Os estudantes também aprendem a fazer uma abordagem ao público, ter um contato maior, ver a necessidade da população. É o primeiro passo para conhecer e começar a trabalhar com saúde pública” afirma o presidente da Liga Acadêmica de Urologia da Unisul, o estudante Guilherme Ranzi Cobalchini.

Ainda segundo o presidente da Liga, esta é uma oportunidade para os estudantes transmitirem todo o conhecimento adquirido na graduação. “É uma chance de passar, de uma maneira fácil e prática, para a população. Com isso, as pessoas vão procurar um médico. O foco de hoje, e destas campanhas, é a prevenção e sabemos que a prevenção é o melhor tratamento”, declara.

O evento

Esta já é a segunda edição da ação, em que homens, acima de 45 anos, poderão participar de um dia repleto de cuidados. A equipe multidisciplinar do HNSC realizará o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), um dos principais meios para diagnosticar o câncer de próstata e outras doenças que podem atingir o órgão, após avaliação dos pacientes de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. O PSA é feito por meio de uma amostra de sangue. Também serão realizados testes de glicemia e aferição da pressão arterial.