Acadêmicos são premiados na XIV Jornada NESPro

Três acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Unisul conquistaram o prêmio de Melhor Banner na XIV Jornada NESPro (Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeira Produtiva). Os estudantes Arthur Marçal de Almeida, Mateus Rohling e Paola Martinello estudaram sobre o efeito do peso e da composição racial para acasalamento aos 14 meses em bovinos de corte. O trabalho foi orientado pelo professor Fernando Oliveira.

A pesquisa é fruto de uma parceria com o Núcleo de Estudos em Reprodução Animal (NERAA). O estudo também teve o apoio de algumas propriedades da região que fornecem os animais e a estrutura para a realização do trabalho.

O estudo

Segundo a pesquisa, fatores biológicos são importantes para o sucesso do acasalamento aos 14 meses. Para isso, os estudantes avaliaram a composição racial e o peso dos animais aos 14 meses e ao final da estação reprodutiva. Também analisaram o impacto desses fatores sobre a taxa de prenhez e o momento da concepção. Ao todo, 69 novilhas foram estudadas.

O estudo concluiu que o padrão racial e o peso corporal não afetaram a taxa de prenhez para novilhas acasaladas aos 14 meses.