Programação anual sobre Meio Ambiente inicia com debate sobre a água

Organizado pelo Projeto de Extensão Educação Ambiental Comunitária, será realizada nesta segunda-feira, 19/3, às 19h30, no auditório 211 do Bloco Pedagógico, a abertura da Agenda Verde/2018. Essa agenda consiste em uma série de eventos relacionados às datas significativas e comemorativas referentes ao meio ambiente, e tem o objetivo de sensibilizar a comunidade interna e externa para questões ambientais através de vários eventos e ações que acontecerão durante o ano.

Na ocasião acontecerá a palestra alusiva ao Dia Mundial da Água, intitulada ‘Desafios e perspectivas das mudanças climáticas nos recursos hídricos’, com o professor doutor Jonathan Alexsander Bork. Esta temática abordará aspectos como: ciência a favor do meio ambiente; o extrativismo mineral no sul de Santa Catarina; proteção de mananciais e estâncias hidrominerais; o futuro do saneamento básico de Tubarão e o uso consciente de resíduos sólidos e líquidos como oportunidades econômicas. “Com seis anos trabalhando na Unisul e conhecendo a realidade do sul de santa Catarina, tenho colocado meus projetos de pesquisa sempre em favor do desenvolvimento sustentável da atividade mineradora da região. Projetos os quais pretendem desenvolver as atividades atuais, reativar atividades de momento paradas e promover o aproveitamento melhor dos recursos disponíveis. Tudo em função do crescimento regional de forma a proteger e regenerar áreas degradadas”, reforça Jonathan.

No Dia Mundial da Água, 22 de março, às 14h30, no auditório 211 do Bloco Pedagógico, Jonathan Alexsander Bork ministrará a palestra ‘A água que bebemos: aspectos físicos, químicos e biológicos’. Também haverá uma mostra fotográfica e de desenhos, além de uma exposição referente aos dados coletados no projeto ‘Águas Tubarão’, com a participação do professor Rui César Rufino.

Este movimento tem reforçado o compromisso da Unisul com a comunidade e a coloca entre as melhores universidades de Santa Catarina e do Brasil, de acordo com o MEC.

COMPARTILHAR