Alerta aos profissionais de Educação Física sobre o câncer de pele

Garis, agricultores, carteiros, salva-vidas e profissionais de Educação Física são pessoas que trabalham expostos ao sol e, com isso, estão mais suscetíveis ao câncer de pele. Assim, em parceria com o centro acadêmico, o curso de Educação Física da Unisul promove uma mesa-redonda para debater sobre o tema. O evento acontece na próxima segunda-feira (18), às 19h30min, no Salão Nobre, Bloco A do campus Tubarão.

De acordo com o professor do curso, Marcos Paulo Huber, o foco do evento é apontar os caminhos para a prevenção da doença que tem alta incidência entre os profissionais da Educação Física, por trabalharem frequentemente ao ar livre e expostos ao sol. O profissional recebeu o diagnóstico de câncer de pele há cerca de dois anos, sendo que desde lá muita coisa mudou nos cuidados com a própria saúde.

Marcos explica que a mesa-redonda é uma oportunidade para os atuais e futuros profissionais se cuidarem mais e estarem atentos aos sinais de alerta. “Observo os alunos do curso se expondo demasiadamente ao sol, seja trabalhando ou no lazer, daí surgiu o interesse em discutir o tema. Pois, talvez pela falta de proteção, associado a outros fatores de risco, hoje sou paciente de melanoma e faço imunoterapia. Então, penso que a prevenção e até mesmo a diminuição da exposição solar é muito importante”, reforça.

A aula magna reúne profissionais da área da saúde para debater com acadêmicos, professores e demais interessados sobre meios de prevenção e cuidados contra o tipo mais comum de câncer no Brasil, que corresponde há 30% dos casos. Em 2018, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) foi de 165,5 mil novos casos de câncer de pele no país.

Programação

A Aula Magna marca a abertura da semana de apresentação dos TCCs do curso de Educação Física na Unisul. Para debater sobre o tema participarão os seguintes profissionais:

Mariane Fissmer, médica dermatologista, professora do curso de Medicina da Unisul e Mestre em Ciências da Saúde
Luís Gustavo Ávila, médico dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
Marcos Paulo Huber, profissional de Educação Física e Mestre em Ciências da Saúde
Caroline Quaresemin, médica especialista em oncologia clínica (Cepon-SC)

Serão 15 min de apresentação de cada profissional e depois será aberto para perguntas ao público interessado em debater sobre o assunto.

Serviço

O que: Aula Magna – Câncer de Pele e a atuação do profissional de Educação Física
Quando: 18 de novembro, às 19h30min
Onde: Salão Nobre, Bloco A do campus Tubarão
Quem: acadêmicos, professores e comunidade externa

COMPARTILHAR