Alimentação e os cuidados com a higiene bucal no verão

O verão combina totalmente com praia e, praia significa ir já pela manhã e ficar o dia inteiro para aproveitar todo o sol. Geralmente as pessoas levam marmitinhas, mochilinhas com comida e, muitas vezes, o que não está dentro dessa mochila é uma escova de dentes.

Para orientar sobre alguns cuidados que se deve durante a estação mais quente do ano, a professora Keila Cristina Rausch Pereira, coordenadora de Odontologia na Unidade Pedra Branca faz uma observação bem interessante e que envolve o descuido com a higiene bucal. “Quando se ingere alimentos e se permanece várias horas sem escovação, acumula o biofilme que é uma placa próximo à gengiva e que pode desencadear uma doença chamada gengivite. A gengivite começa com um simples sangramento quando você escova o dente e evolui para situações mais críticas. Essa gengivite a gente percebe porque ela é responsável pelo mau hálito”.

Por isso, é importante incluir nesta marmitinha os alimentos não cariogênicos, os chamados alimentos saponáceos. “Portanto, não leve bolacha recheada ou doces pegajosos para a praia. Eles são extremamente cariogênicos e, além de tudo eles grudam no dente, facilitando ainda a organização dessa placa ou biofilme”, destaca Keila.

Caso não seja possível escovar os dentes, Keila diz que o ideal é ingerir alimentos como cenoura e maçã, que ao serem mastigados atritam contra o esmalte do dente e auxiliam na limpeza ou na desorganização desse biofilme. “A maçã é um alimento bem fácil de se levar na mochila e também há as mini cenourinhas, sanduíches que tenham verduras incluídas, como cenoura, alface (o tomate já não é tanto), queijo branco (por ser mais fibroso é possível sentir que ao morder ele raspa o dente). Esses são alguns dos alimentos que colaboram bastante com uma higiene grosseira do dente, não que eles dispensem uma escova de dente, mas em momentos que você não pode realizar a escovação por alguma questão, poderia ser uma opção bem interessante para ser usada”.

Com esses cuidados é possível curtir uma praia numa boa e ainda manter a coisa que a gente mais quer, um sorriso num alto astral bem característico do verão. “Afinal, ninguém curte verão sem sorrir”, completa Keila.

Saiba mais sobre o cursos de Odontologia da Unisul

COMPARTILHAR