Aluna da Unisul vence Rally Universitário do FAM

Laura Azambuja Marques, caloura de Cinema da Unisul, produziu o curta vencedor do Rally Universitário do FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul. O Rally consiste na produção de um curta-metragem de três a cinco minutos em apenas 100 horas onde os 25 universitários que representaram os países do Mercosul, foram divididos em cinco grupos. Além de produzir o curta, Laura também foi a responsável por organizar o filme El Gran Día.

Os desafios para produzir o curta

Para a caloura, trabalhar com pessoas de diferentes países, é uma dificuldade pela comunicação, mas ao mesmo tempo uma oportunidade de conhecer novas formas de se fazer cinema. “Fiquei realmente muito ansiosa para participar do evento, já sabendo que seria algo desafiador e estressante, pelo curto tempo e pela diferença de idiomas, mas ao mesmo tempo fiquei animada de trabalhar com pessoas de diferentes países, com certeza é uma das melhores experiências que eu poderia ter como uma acadêmica de cinema na América do Sul. Principalmente em um momento frágil para a nossa cultura, é de extrema importância valorizamos os talentos que temos aqui e nos nossos países vizinhos”, pontua.

Como produtora, cabia a Laura, toda a organização do curta, ou seja, encontrar locações, figurinos, atriz coadjuvante e a organização de horários para gravações, com isso vieram algumas noites viradas e mal dormidas. “A questão do tempo foi a mais complicada, justamente por se tratar de apenas 100 horas para tudo. Atrasamos algumas gravações no primeiro dia, mas nos acertamos e chegamos a tempo de gravar uma cena belíssima na beira-mar. Terminamos tudo na segunda-feira de manhã, iniciando então o trabalho de montagem”.

Na montagem a sua participação seria garantir a entrega de todos os materiais corretos a tempo, o que deu a ela tempo para descansar nas primeiras horas de produção. “Foi um trabalho estressante e pesado, também pela questão de tempo. Nosso primeiro corte foi entregue às 5h da manhã, tendo a última tutoria às 13h30. Corremos contra o tempo para terminar o último corte, já com mais clareza do que queríamos de resultado final, fluiu rapidamente. A partir das 15h30 começamos as legendas em LSE e Espanhol. Fomos o terceiro grupo a entregar o filme finalizado”, relembra Laura.

El Gran día

O curta-metragem El Gran día, conta a história de uma senhora com Alzheimer assistida pela filha, que espalha post-its pela casa e listas para ajudar na rotina da mãe. Até que chega “O Grande Dia”, que seria seu aniversário, e ela precisa escrever a própria lista de afazeres. O filme foi premiado por ser o que mais se adequou ao tema (Sobrevivência e Afeto). “Um trabalho duríssimo e lindo, que me orgulha demais como estudante, produtora de audiovisual e caloura”, comemora.