Alunos de Jornalismo promovem palestra sobre autismo

O conceito de o aprendizado ultrapassar as barreiras da sala de aula é uma das peças fundamentais que dá à Unisul o título de Universidade Comunitária. E reforçando isso, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade promovem uma palestra com o tema “Vamos falar do autismo?”, em parceria com a AMA-Sul. O evento será realizado nesta segunda-feira (22), às 19h30min, no Espaço Integrado de Artes (EIA), no campus Tubarão. A palestra faz parte de um trabalho desenvolvido na Unidade de Aprendizagem (UA) de Projetos em Jornalismo, e conta com o apoio da coordenação do curso de Comunicação Social.

“A organização do evento é uma iniciativa dos próprios alunos frente à proposta da UA, Projetos em Jornalismo, de se realizar um trabalho de assessoria de comunicação. O curso está sempre incentivando os alunos a colocarem em prática o que é aprendido em sala”, explica Mauro Fucilini, coordenador do curso de Comunicação Social da Unisul. Ele acrescenta que a cada semestre são desenvolvidos projetos com objetivo de proporcionar na prática a ligação entre a teoria e as habilidades do profissional de comunicação.

Prática multidisciplinar

Os acadêmicos do 7º semestre de Jornalismo, Bruno Matos e Silvana Maurílio é quem estão à frente da organização do evento. Silvana explica que a ideia da palestra faz parte de um conjunto de ações para a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Tubarão e Região (AMA-Sul). Os trabalhos realizados pelos estudantes também serão utilizados para a elaboração de um documentário sobre o autismo.

A professora Darlete Cardoso é uma das orientadoras do projeto. Ela declara estar orgulhosa do trabalho de seus alunos. “Só posso incentivar um projeto como este. É recompensador ver trabalhos saindo do papel e da simples produção em sala de aula para ganhar a comunidade. Especialmente em se tratando de um tema relevante como é o autismo. É o jornalismo cumprindo seu papel social de contribuir com melhor informação para a sociedade, unindo esse papel que também é da universidade, de abrir suas portas para promover transformações sociais”, finaliza.

A palestra

O evento acontecerá no Espaço Integrado de Artes (EIA) da Unisul, campus Tubarão e vai contar com a participação do neuropediatra Eduardo Borges de Medeiros, que atende no Núcleo Terapias Especializadas em Autismo de Criciúma. Além da participação de membros da AMA-Sul e de outros convidados.

O evento é aberto ao público e busca conscientizar a população sobre o Autismo e propagar informações para gerar conhecimento, respeito e inclusão entre a população. Para saber mais sobre a AMA-Sul clique aqui.