Alunos do curso de Psicologia promovem intervenção junto ao projeto “Amigos da Saúde Mental”

O “Amigos da Saúde Mental” é um projeto de extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, mantido pelos cursos de Psicologia e Enfermagem, com o objetivo de desenvolver ações de prevenção, reabilitação e tratamento a portadores de transtornos mentais, em sua maioria egressos de hospital psiquiátrico, e a seus familiares.

A professora Rosane Romanha, ministrante da unidade de aprendizagem “Atuação da Psicologia na Atenção Psicossocial”, onde os alunos precisam desenvolver atividades de intervenção em saúde mental. Ela explica que a atividade que está sendo desenvolvida pelos acadêmicos Nicole, Beatriz e Lucas junto ao “Amigos da Saúde Mental”. Os alunos já levaram os pacientes no Museu Ferroviário, no Museu Willy Zumblick e no Clube de Campo, em Tubarão.

“A reinserção social é um complemento do tratamento do transtorno mental. A grande maioria dos pacientes cadastrados no projeto, tem história de internação em instituição psiquiátrica (hospitais), e isso acaba por potencializar o isolamento social típicos, principalmente, da esquizofrenia. Então, estas atividades possibilitam resgatar o que se perdeu com a patologia e com a internação”, avalia Rosane completando que o projeto realiza oficinas externas, mas que estas foram organizadas exclusivamente pelos alunos do curso.

O projeto conta, ainda, com diversos tipos de oficinas terapêuticas, atendimentos, clínicos prestados por estagiários dos cursos da saúde, incluindo psicoterapias individual e de grupo; apoio e acompanhamento de familiares e, principalmente, ações de reinserção social. Dentre as atividades de reinserção e reabilitação social estão as comemorações de festas tradicionais, como Páscoa, Festa Junina e Natal, além das oficinas externas. As oficinas envolvem o deslocamento dos usuários cadastrados no projeto a diversos ambientes socioculturais da cidade e arredores, possibilitando resgatar ou ampliar as habilidades perdidas, tanto com a patologia como com a internação.