Alunos visitam a Fundação Gaia Village em Garopaba

As instalações e espaços da Fundação Gaia Village, em Garopaba, foram o local de visita dos acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas e Química da Unisul. Com a visita, os acadêmicos vivenciaram dinâmicas, projetos colaborativos, aulas práticas e de campo que integram o aprendizado universitário. A atividade fez parte da unidade de aprendizagem Meio Ambiente e Educação, ministrada pela professora Fátima Elizabeti Marcomin, que leciona também no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul.

Os estudantes foram recebidos pela coordenadora da fundação, a bióloga Sandra Severo. Ela proferiu uma palestra sobre os objetivos do Gaia, seu histórico, estrutura física, espaços e projetos. A coordenadora também guiou os visitantes em um tour no qual puderam conhecer os materiais alternativos das edificações, as estruturas para economia de energia elétrica, os banheiros secos, a criação sustentável de búfalos, algumas das espécies vegetais e animais locais.

A escolha da visita técnica, de acordo com Fátima, aconteceu por conta de um conhecimento prévio adquirido por meio da orientação de um trabalho da mestranda Cristina Machado Faraco, que descreveu a Gaia como um Espaço Educador Sustentável. “Assim, os estudantes puderam observar na prática a educação ambiental por meio das estruturas, processos e potencialidades conhecidos na fundação que atua na área socioambiental”, finaliza.