Amigos da Saúde Mental celebra semestre com festa julina

Para comemorar o fim de um semestre de muitas atividades, o projeto Amigos da Saúde Mental, em parceria com a Secretaria de Saúde de Tubarão, através do CAPS, realizou uma festa julina nesta quarta-feira, 11/07. Pacientes, familiares, colaboradores e amigos celebraram com uma grande festa, recheada de quitutes, música e brincadeiras.

Hoje, o Amigos da Saúde Mental atende mais de 80 pacientes semanalmente. Os alunos puderam participar de toda a organização do evento, ajudando na decoração e nos preparativos. Segundo a coordenadora do projeto, Eliane Mazzuco, esta é uma forma de inclusão social. “Ao promover este tipo de encontro, ajudamos a socialização dos alunos e também para que as pessoas saibam lidar com o diferente”, destaca.

Seu Olígio (esq) na Festa Julina

Seu Olígio Shmoeller, de 55 anos, frequenta o projeto há 9 meses. Ele conta que a mudança após participar do grupo foi tão grande que é como se existisse uma vida antes e outra depois do projeto. “A minha qualidade de vida aumentou. Aprendi a deixar os outros me amarem a aproveitar mais a vida. Hoje estamos reunidos aqui e está muito legal”.

Parceria com a prefeitura

Desde o ano passado, o projeto Amigos da Saúde Mental possui uma parceria com o município, através dos CAPS, para melhorar a rede de atendimento. Charla Flor Antunes, coordenadora da Área da Saúde Mental da prefeitura, a parceria vem gerando bons resultados. “Conseguimos aproximar mais ainda os trabalhos e garantir que os saldos sejam positivos. Muitas vezes encaminhamos pacientes para o Amigos, outras vezes acontece o oposto”, ressalta.

O projeto

O Amigos da Saúde Mental é um projeto de extensão da Unisul e é mantido pelos cursos de Psicologia e Enfermagem. Desde 1999, tem o objetivo de desenvolver ações de prevenção, reabilitação e tratamento a portadores de transtornos mentais e seus familiares.