Apresentação de trabalhos movimenta cursos de Comunicação

A apresentação do projeto de extensão, Comunicação É Social movimentou o auditório do Cettal, nesta terça-feira, 12/6, em Tubarão. O evento contou com a participação de alunos e professores dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, campus Tubarão, para a divulgação dos trabalhos realizados no semestre.

O Comunicação é Social foi criado com o intuito de abordar a extensão e pesquisa universitária. Para isso, as turmas utilizam os eixos norteadores que o Mec exige em seus conteúdos lecionados, como: empreendedorismo, direitos humanos, violência contra mulher e questões étnicas raciais. O evento acontece anualmente.

Confira todos os trabalhos apresentados:

Tubarão + Azul

Realizado pelo 1º e 2º semestre de Jornalismo, o projeto visou a conscientização sobre as questões do meio-ambiente, em relação ao rio Tubarão. Com isso, os alunos abordaram questionamentos sobre o que poderia acontecer na cidade tubaronense, caso houvesse novamente uma enchente, como a o que ocorreu em 1974. Assim, os estudantes visitam escolas da região para abordar a problemática.

Descarte

Produzido pelo 1º semestre de Publicidade e Propaganda, o projeto Descarte apresenta as questões sobre o meio ambiente. Para isso, os estudantes fizeram a arrecadação de lixos eletrônicos, como computadores e smartphones, através de depósitos espalhados pela Unisul. O intuito era proporcionar um fim apropriado aos utensílios jogados, uma vez que os descartes inadequados desses materiais podem prejudicar o meio ambiente.

Voz da Pele

O projeto elaborado pelo 3º semestre de Jornalismo, tratou sobre questões étnicos-raciais. Assim, a turma abordou alunos e professores negros da região para exporem suas opiniões em relação ao preconceito racial, expondo experiências próprias. Além disso, os estudantes espalharam cartazes pela universidade, nos quais retratavam trechos dos entrevistados sobre o preconceito racial.

Brasilidade: Identidades Brasileiras

Efetuado pelo 3º semestre de Publicidade e Propaganda, o projeto retratou também as questões étnicos-raciais. Para isso, a turma optou por mostrar a peculiaridade da identidade brasileira, de forma a mostrar a singularidade e a mistura da nacionalidade brasileira, através da comunidade localizada na região. Assim, os alunos tiraram fotografias de pessoas para mostrar a autenticidade da nação. Além disso, foram criados perfis em redes sociais trazendo informações a respeito temática singularidade brasileira.

AMARela

Desenvolvido pelo 5º semestre de Jornalismo, o projeto abordou a temática da violência contra a mulher. Para isso, a turma executou uma série de ações para promover o debate sobre a temática que vem ganhado destaque nos últimos anos. Com isso, o projeto convidou a jornalista Ângela Bastos para debater sobre a reportagem Sozinhas na Unisul, a qual aborda a violência doméstica.

Sol a Síria

Realizado pelas turmas do 5º e 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda, o projeto Sol a Síria abordou as questões étnicos-raciais, apresentando a temática sobre a Síria. Para isso, os alunos trouxeram informações nas mídias sociais sobre as motivações que ocasionaram a guerra no país. Além disso, a turma realizou a venda de docinhos pela instituição e uso do aplicativo Joyz para arrecadar doações para a Síria, através do Médico Sem Fronteiras.

Humans Of Unisul

A turma do 6º semestre de Jornalismo executou um projeto na internet intitulado Humans Of Unisul, no qual produz histórias sobre a comunidade que faz parte da Unisul, como professores, alunos, funcionários, entre outros. O intuito era promover o debate sobre direitos humanos, assim forma abordadas histórias sobre: deficiência física, assédio, bullying e preconceito.

Empreendedorismo em Pauta

A turma do 7º semestre de Jornalismo produziu matérias sobre a temática de empreendedorismo. O intuito era compartilhar informações sobre a área de negócios para a comunidade, através da produção de reportagens realizadas pelos próprios estudantes.

10º PLUS

A turma do 7º semestre de Publicidade e Propaganda apresentou o projeto para o 10º PLUS, evento de comunicação que acontece no fim deste ano. Durante o evento, realizado durante quatro dias, os estudantes de comunicação social terão contato com o mercado de trabalho e aprendizado nas áreas comunicativas.