Aproximadamente 300 trabalhos serão apresentados na JUNIC

A Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) acontece nos dias 19 e 20 de setembro, no Campus Tubarão. Para a 13ª edição da JUNIC, aproximadamente 300 trabalhos serão apresentados, sendo que alguns serão apresentados de forma oral, somente por pôster ou então nas duas modalidades. Destaca-se alguns dos trabalhos:

Extração de óleo da Borra do Café utilizando a Tecnologia do Plasma Frio

O tratamento e o processamento de café produzem anualmente um grande volume de resíduos biológicos, o que contribui para a poluição ambiental. Estima-se que a produção de café gere aproximadamente seis milhões de toneladas de borra de café por ano no mundo (GETACHEW e CHUN, 2017). A borra torna-se um resíduo equivalente a aproximadamente 50% do café torrado na indústria do café solúvel. Esse trabalho propôs uma forma inovadora de extração de óleo borra do café através da tecnologia do plasma frio. Resultados mostraram que a utilização do plasma frio como método de extração do óleo da borra do café se mostrou eficiente, sendo o plasma uma tecnologia que não gera altas temperaturas ou pressões, a quantidade de óleo extraído chegou a 13,24 % após 10 minutos de exposição da borra de café a descarga de plasma frio, sendo que o óleo extraído apresentou características fisico-químicas de acordo com o padrão de qualidade estabelecido para óleos essenciais, podendo o mesmo ser utilizado em fármacos e cosméticos com alto valor agregado.

Representações nas narrativas da prosa literária: estudo sobre a identidade cultural do sul catarinense

O estudo está relacionado às questões de representação da identidade cultural na Literatura. A pesquisa procurou compreender quais elementos culturais, representados em obras literárias, enunciariam traços da identidade cultural da região do Litoral Sul de Santa Catarina. Para tanto, nosso objetivo foi a analisar como apareciam representadas as identidades formadoras da região do Litoral Sul de Santa Catarina em textos de prosa literária de autores regionais: a coletânea: ACATUL em Tempo de Primavera, organizada por Maria Filomena de Souza Espíndola; e as obras individuais: Cachoeira dos Pilões, de Pedro Correa; Lata de Conserva, de Jaqueline Aisemnam. A metodologia adotada foi de caráter bibliográfico e qualitativo. Por meio de nossos estudos obtivemos algumas evidências da identidade cultural no âmbito regional, o que nos leva a considerar o texto literário como um importante enunciador nos estudos da identidade cultural.

Efetividade do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) na inibição do uso de drogas entre estudantes do ensino médio do município de Tubarão, SC

O Programa Educacional de Resistência às Drogas consiste no apoio da Polícia Militar, do Estado, da família e da escola contra o uso e abuso indevido de drogas (lícitas ou ilícitas) por intermédio de cursos ministrados por policiais militares dentro da sala de aula. O objetivo geral foi verificar a efetividade do PROERD na bibliografia e também entre estudantes do ensino médio do Município de Tubarão, SC, na inibição do uso e abuso de drogas licitas e/ou ilícitas. Para isto, o método foi o exploratório, já a abordagem e técnica de pesquisa se deu por questionário na modalidade survey e pela análise bibliográfica, e por fim, para análise dos dados, foi quantitativo e qualitativo. O resultado denotou-se bastante expressivo para o uso de drogas no ensino médio, obtendo como conclusão a necessidade do PROERD fazendo parte do Plano Nacional de Educação continuada desde as séries iniciais até as finais.

A temática deste ano é a “Internacionalização da Pesquisa Científica”. O evento é aberto à comunidade e todos os participantes serão certificados. As inscrições para os participantes ouvintes se encerram no dia 18 de setembro, pelo link na página do JUNIC. A novidade deste ano é que 17 trabalhos serão apresentados à distância, já que os alunos são da Unisul Virtual.

129 trabalhos serão apresentados de forma oral, e 148 em forma de pôster. As salas de apresentação oral serão divididas em:

• Saúde e Bem-Estar Social: 7 salas
  • Produção, Construção e Agroindústria: 3 salas
  • Ciências Sociais, Direito, Negócios e Serviços: 5 salas
  • Educação, Humanidades e Artes: 4 salas.

A Jornada Unisul de Iniciação Científica (JUNIC) tem como propósito disseminar os resultados de pesquisas realizadas nos programas PUIC, PIBIC, PIBITI, Art 170, Art 171 e Professor Inovador. Já o Seminário de Pesquisa pretende promover o debate entre os diferentes grupos de pesquisa, visando aprimorar suas ações no desenvolvimento da ciência e tecnologia da região.