As redes de fornecimento de conteúdo e o impacto nos Datacenters

Grande parte do tráfego mundial de dados se refere a produtos de entretenimento, redes sociais, vídeos sob demanda, bancos online e compras. Nem todos estes conteúdos utilizam as CDNs (Content Delirery Networks), as redes de fornecimento de conteúdo. Esse assunto foi o tema da pesquisa do Trabalho de Conclusão de Curso, de Luis Fernando Demétrio, da pós-graduação em Datacenter: Projeto, Operação e Serviços, da UnisulVirtual, orientado pelo professor Mauro Faccioni.

De acordo com Luis Demétrio, as CDNs instaladas nas redes de provedores de acesso e conteúdo são fundamentais para melhorar a qualidade da experiência ao usuário, como por exemplo, as redes sociais. “Você sabia que suas redes sociais estão mais próximas de você do que você imagina? Isso deve-se ao fato de você estar utilizando as CDN, que nada mais são que redes de distribuição de conteúdo. Exemplificando, são redes que entregam os conteúdos ou serviços, instalando servidores em Datacenters geograficamente mais próximos dos usuários, colocando os servidores nas infraestruturas dos provedores de internet”, esclarece.

Luis ainda explica que quando o usuário se conecta a uma aplicação do Netflix, ao solicitar um vídeo, se chega a um servidor central e este identifica que existem servidores mais próximos de usuário, como os do Netflix que distribuem o mesmo conteúdo que o servidor central. “Deste modo, agora você passará a utilizar de tal servidor para consumir todos os conteúdos do Netflix.  Pelo servidor está geograficamente mais próximo de você, sua experiência em qualidade de conteúdo ficará muito mais satisfatória e consequentemente mais rápida. Alguns dos maiores provedores de conteúdo que utilizam as CDN, são Facebook, Google e Netflix. Existem também companhias especializadas em alocar suas estruturas para terceiros distribuir conteúdos privados, exemplo Akamai e Amazoncloudfront”, explica o Luis.

A pesquisa que deu origem ao trabalho de conclusão de curso de Luiz Demétrio para a conclusão da pós-graduação em Datacenter: Projeto, Operação e Serviços, da UnisulVirtual, foi publicada recentemente na Revista RTI – Redes, Telecom e Instalações. Para ler o artigo, basta acessar, o Aqui.

CDN – Saiba mais
O conceito de CDNs – Content Delivery Networks foi criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts em meados dos anos 1990 através de um projeto acadêmico para descrever um sistema de computadores interligados pela Internet com objetivo de fornecer conteúdos de maneira transparente aos sistemas finais.

Conheça a pós em Datacenter: projeto, operação e serviços da UnisulVirtual

COMPARTILHAR