Assistente digital que auxilia repositório institucional é apresentada na JUNIC

O projeto intitulado “Estratégia para apoiar o povoamento do Repositório Institucional de uma universidade de Santa Catarina utilizando um Assistente Virtual “ foi apresentado nesta quinta-feira, dia 20 de setembro, na Jornada Unisul de Iniciação Científica – JUNIC.  Em 2017, o projeto foi aprovado na bolsa do artigo 170, resultando na Riunita, uma assistente digital inteligente que tem como propósito dar as principais informações sobre o Riuni – Repositório Institucional da Unisul.

Os professores Saulo Popov Zambiasi e Maria Inés Castiñeira do curso de Sistema de Informação da Unisul Unidade Pedra Branca, o aluno Laércio Filho e a equipe de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (GPTI) desenvolveram o projeto de Chatbot para o Riuni, em parceria com a Biblioteca Unisul.

A plataforma na qual a Riunita foi desenvolvida foi criada pelo professor Saulo Zambiasi. “Esse projeto está sendo trabalhado desde agosto do ano passado, mas se considerar o desenvolvimento da plataforma, ela vem de algumas coisas que implementei no meu doutorado e que continua em evolução”.

A professora Maria Inés explica que a Riunita é resultado da parceria entre a o curso de Sistema de Informação e a Biblioteca da Unisul (BU), parceria essa que já dura cerca de 15 anos.  “Essa parceria iniciou quase junto com o início do curso, quando procuramos o pessoal da BU para nos auxiliar a qualificar os nossos TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso. É um relacionamento que tem dado muito certo e tem ocasionado resultados bem interessantes para as duas partes. Acho que o Riunita é um bom exemplo de como o trabalho em parceria pode potencializar os esforços, atingindo resultados além daqueles esperados individualmente”.

Já para o aluno Laércio Filho todo o processo de criação da assistente pessoal foi muito desafiador, pois precisou aprender a lógica aplicada ao chatbot, para depois poder popular a base de dados. “Foi puxado, mas recompensador. O interesse da equipe da BU em já colocar a Riunita no ar para os acadêmicos foi a energia motivadora que me manteve focado no projeto”.

Como surgiu o projeto

A ideia de criar a assistente digital surgiu da necessidade da biblioteca de ter uma comunicação direta, principalmente em relação as dúvidas mais frequentes da comunidade acadêmica.

Para a coordenadora da Biblioteca da Unisul Grande Florianópolis – Pedra Branca, e coordenadora do repositório institucional da Unisul Luciana Mara Silva o Chatbot é um item que vai favorecer uma comunicação direta das dúvidas que os alunos, professores e coordenadores mais tem. “Ele vai ser um suporte a mais para a equipe do repositório no sentido de divulgação e de aculturamento de uso do repositório dentro da universidade.

A equipe trabalhou cerca de um ano no projeto, para fazer com que a assistente pessoal Riunita saísse do papel, entre reuniões, coleta de informações, treinamento para a utilização da plataforma de chatbot desenvolvida pelo professor Saulo. A etapa seguinte foi transformar as informações coletadas na base de conhecimento da Riunita, e em seguida houve o processo de testes para avaliar se a assistente digital estava respondendo de forma adequada e alguns ajustes foram feitos para adaptá-la às várias situações.

A Riunita tem por finalidade estar sempre em evolução, ou seja, conforme a forem surgindo perguntas que ela não saiba responder, a equipe da biblioteca vai colocando mais informações na base de conhecimento da Riunita, dando possibilidades de ela responder melhor e até uma personalidade própria de como responder as coisas.

O que é o Riuni?

O Riuni é um serviço de informação em ambiente digital, com coleções formadas por documentos textuais, visuais (imagem, vídeo) e sonoros. As coleções estão representadas pelos cursos de graduação, especialização, os programas de mestrado e doutorado, livros da Editora Unisul (e-book), marcas e patentes

O que é um Chatbot?

Chatbot (abreviação para robô de chat) é um software que trabalha e gerencia as trocas de mensagens.