Atleta especial da Unisul representará o Brasil no mundial de judô

O atleta faixa marrom de judô da Unisul, Tiago Borba, foi convocado para representar o Brasil no World Judô Games 2018, em abril, na Holanda. Este campeonato que estará em sua 10 ª edição, é um dos torneios mais tradicionais de judô inclusivo no mundo.

Tiago é portador de síndrome de down e lutará na categoria meio-médio, de 73 a 81 kg. Atualmente treina com a equipe de Judô da Unisul, no Complexo Aquático, onde também faz sua preparação física. Em agosto do ano passado, venceu a Copa Nacional de Judô Para Todos em Itajaí (SC), título que lhe rendeu o convite para a Seleção Brasileira.

O atleta é filiado na Federação Catarinense de Judô e Confederação Brasileira de Judô pela Associação Samurai, entidade responsável pela escolinha de judô da Unisul. O vice presidente da associação e judoca da Universidade, Sandro Borges, também acompanhará o atleta na viagem, junto com o professor Júlio César Araújo, que coordena a equipe da modalidade na Unisul, e foi convocado para ser um dos técnicos da Seleção Brasileira de Judô Para Todos.

De acordo com o professor Júlio, o campeonato poderá servir como base, um preparatório para o torneio no próximo ano. “Essa competição será também de preparação para o campeonato mundial que será realizado em 2019 e é importante conhecer os principais adversários e se adequar as regras específicas”.

O mundial será nos dias 14 e 15 de abril, em Beverwijk (Holanda) e tem 20 países confirmados com suas delegações, entre eles potencias do esporte como: Finlândia, Suécia, Alemanha, Grã-Bretanha, Grécia, suíça, entre outros.

Segundo o professor Ricardo Lucio coordenador do Movimento Judô para Todos Brasil, o País tem ganhado espaço com as vitórias, como por exemplo, em 2017m em Köln (Alemanha).  “Ano passado, o Brasil foi representado pelo João Vitor Ferreira, de Timbó (SC), que sagrou-se campeão mundial após vencer seis lutas por ippon. E nos últimos anos o Brasil vem se destacando em competições internacionais com diversas conquistas. Esse torneio promete ser de um nível técnico muito bom”.