Atleta especial da Unisul fica em 3º lugar em mundial de judô na Holanda

O atleta com síndrome de Down, Tiago Borba, conquistou a terceira colocação no World Judô Games em Beverwijk (Holanda),  na categoria de peso até 73 kg, neste último final de semana, 14 e 15 de abril. Tiago realizou o seu maior sonho, representar o Brasil na Copa do Mundo de judô para atletas especiais. Este campeonato é um dos torneios mais tradicionais de judô inclusivo no mundo.

Em agosto do ano passado, Tiago venceu a Copa Nacional de Judô Para Todos em Itajaí (SC), título que lhe rendeu o convite para a Seleção. Para participar da competição, a preparação de Tiago, que é faixa marrom e treina no Complexo Aquático da Unisul, foi cuidadosamente programada com sessões de musculação, treinos de ne-waza (técnicas de solo) e treinamento com a equipe principal, também houve uma adaptação às regras especificas, pois algumas pegadas e técnicas não são permitidas nessa modalidade.

“A competição foi de um nível superior ao esperado e mesmo assim Tiago teve um bom desempenho”, afirma o seu treinador Sensei Júlio César Araújo, que também é o coordenador da equipe e um dos técnicos da Seleção Brasileira de Judô para todos. De acordo com Júlio Araújo, o Tiago foi muito bem. “Das seis lutas com atletas da Suécia, Inglaterra, Holanda, Estados Unidos e Japão entrou em terceiro lugar. Fizemos vários intercâmbios, trocamos muitas informações, experiências e contatos. Agora prosseguiremos os treinamentos e relacionaremos às pesquisas acadêmicas que já viemos realizando”, ressalta o Sensei.

COMPARTILHAR