Aula inaugural do curso de Gestão e Direito Aeronáutico marca o início das aulas da pós

São 24 cursos de especialização que começaram as atividades no semestre letivo 2016/1 na UnisulVirtual

Ontem, (14/03), iniciaram as aulas de 24 cursos de especialização da UnisulVirtual. Para marcar esta data, o curso de pós-graduação de Gestão e Direito Aeronáutico realizou a aula inaugural, com transmissão ao vivo, para debater o tema “A Importância da Gestão e do Direito para a Aviação” e desejar as boas-vindas aos alunos.

A abertura da aula inaugural foi realizada pelo diretor do campus UnisulVirtual Fabiano Ceretta. Participaram da mesa os professores: Romeu Alves de Lemos, Adenir Siqueira Viana, o coordenador Giovani de Paula e o vice, Hélio Luiz Camões de Abreu.

Os professores debateram sobre a importância de uma gestão eficiente e com base no direito nos sistemas que atuam no âmbito aeronáutico, sobretudo no que tange a atuação das empresas nacionais e internacionais que exploram o transporte aéreo.

O Professor Romeu abordou o atual momento político do Brasil, da interferência na gestão das organizações, sobre a necessidade de profissionais capacitados e qualificados em aviação e destacou que esta é a melhor época de se investir em uma pós-graduação. “Há uma demanda de mão de obra especializada no Brasil e através da pesquisa será possível implementar soluções, estudar como as organizações são exploradas no transporte aéreo nacional e internacional, como se dá a relação jurídica e sua ligação com a navegação e transporte aéreo e aviação civil em geral”, disse.

O curso de Pós em Gestão e Direito Aeronáutico recebe a sua primeira turma e foi lançado no momento em que a aviação demanda conhecimento e habilidades jurídicas e gerenciais especificas para que se acompanhe as mudanças da nova sociedade: a sociedade do conhecimento, das novas tecnologias e dos novos direitos.

Para o coordenador Giovani de Paula, o curso surge em uma nova dinâmica que envolve a atividade aérea que ao logo de sua trajetória em termos de indústria, de transporte e prestação de serviços enfrenta os desafios de conciliar a gestão, lucratividade, eficiência, efetividade principalmente com a questão da segurança. “Nesse sentido, torna-se imprescindível atender as especificidades da gestão e do direito voltado à aviação que envolve vários segmentos do trafego aéreo e da navegação aérea, da gestão e da segurança de voo, da pilotagem de aeronaves, prevenção de acidentes, suporte aéreo, treinamento de pessoal, da própria indústria e tecnologia aeronáutica, envolvendo ainda a questão de outros campos e tipos de aviação seja militar, civil, aviação geral e até mesmo a aviação experimental em fase de crescente expansão. Enfim, o emprego da aviação está se disseminado e cada vez mais se mostra relevante, de um lado diante da questão da obrigatoriedade de observância dos marcos regulatórios impostos em prol da segurança e do desenvolvimento da atividade e de outro, a questão de uma gestão que propicie um desenvolvimento alinhado com seu pressupostos”, destaca.

Já para Hélio Luiz Camões de Abreu, vice coordenador do curso, esta é uma oportunidade de aprimorar o conhecimento dos profissionais em sua área específica de atuação, no caso a aviação. “Agora os profissionais da aviação ao buscar mais conhecimentos não precisam mais procurar nas engenharias ou no direito. Por meio da UnisulVirtual, quem busca uma pós-graduação encontra no curso de Gestão e Direito Aeronáutico essa titulação, que permite galgar mais espaço na sua formação, com a facilidade de não precisar se deslocar da área onde atua ou reside durante o período do curso, tendo professores altamente qualificados e experientes na área da aviação, do direito e da gestão, contando ainda com todo o suporte para realizar seus estudos e troca de experiências”, disse.

O curso especialização de Gestão e Direito Aeronáutico tem a duração de 18 meses e também recebe inscrições para o próximo semestre. Clique aqui e acesse o site do curso. As aulas em 2016/2 começam no dia 27 de junho.