Aula magna das Licenciaturas reúne estudantes e professores

A base curricular para o território catarinense foi tema da aula magna dos cursos de Licenciaturas da Unisul. O documento é resultado de uma política de Estado conduzida pela Secretaria Estadual de Educação, em regime de colaboração com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o Conselho Estadual de Educação (CEE) e, também, com a participação da Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Durante a aula magna as professoras Drª Josélia Euzébio da Rosa e Drª Maria Sirlene Pereira Schlickmann apresentaram um panorama geral do documento e desenvolveram com os presentes uma Situação Desencadeadora de Aprendizagem. De acordo com as professoras, o grande desafio deste novo documento é fazer com que os fundamentos teóricos que sustentam o currículo catarinense desde 1991 finalmente cheguem na escola, na sala de aula, considerando o que está previsto na BNCC para cada ano escolar.

Segundo a professora Marileia Mendes Goulart, coordenadora do curso de Pedagogia da Unisul, o evento possibilitou um debate sobre a temática. “Para os cursos de Licenciatura, esse foi um importante encontro, por reunir num só espaço todas as licenciaturas e para entendermos a lógica curricular que subsidiará toda Educação Básica. Com isso, o grande desafio para os Cursos será pensar método e metodologias, para que o conhecimento científico se materialize nas escolas”.

“A aula Magna oferecida pela Unisul aos seus alunos e professores das redes Estadual e Municipais foi de fundamental importância, pois a BNCC precisa estar implementada em todo o Brasil até 2020. Toda formação é muito bem-vinda, modifica e qualifica nosso trabalho nas escolas”, afirmou a professora da rede municipal de Tubarão, Andreia Kirsch Debovi.