Geraldo Campos fala de empreendedorismo no Bate papo Empreendedor

Na tarde de hoje, 1º de fevereiro, o professor da Unisul, Geraldo Campos, participou do Bate papo Empreendedor; organizado pela Incubadora Crie. A conversa aconteceu em ambiente online e contou com participantes de diversas regiões do país.

“Vivemos na época do conhecimento e da razão. Nem sempre agir de maneira rápida se torna eficaz. Migramos da fase da agilidade para a fase de assertividade. É preciso maximizar resultados, e pode ser que na velocidade se perca situações importantes para o processo. É necessário desenvolver as atividades, mas com reflexão”, destaca Geraldo.

Vencedor do Prêmio de Educação Empreendedora ENDEAVOR Brasil e SEBRAE Nacional 2016, Geraldo Campos é Bacharel em Educação Física e Esportes (Udesc); formado em Educação Empreendedora pelo Babson College – USA; formado em BSC para Inovação Social pela Universidad de Guadalajara – México; especializado em Desenvolvimento Humano – UCAM; especializado em Gestão Cultural – Università “La Sapienza” di Roma – Itália; Mestre em Administração pela Universidade do sul de Santa Catarina (Unisul) e está doutorando em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC.

O professor leciona na graduação e pós-graduação da Unisul desde 2000. É coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Agências de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL; idealizador e co-criador do iLAB – Laboratório de Inovação e Empreendedorismo e do projeto TCC Startup. Geraldo também é membro da REDICIS – Rede Interamericana de Colaboratório de Inovação Social (sede na Colômbia); GESIT – Rede de Gestão e Inovação Tecnológica (sede no Panamá); NIFIS – Rede de Negócios de Impacto e Finanças Sociais (sede no Brasil); Rede LIS – Laboratórios de Inovação Social (sede na Itália) e mentor nos programas: Choice Up/Artemisia; Social Good Lab/Social Good Camp; ILAB/Unisul; 100 Open Startups.

Bate papo Empreendedor: o papel da Incubadora

“No atual cenário econômico a Incubadora Crie exerce o papel de trazer informações precisas e focadas para que a comunidade empreendedora possa caminhar em companhia das tendências e novidades. O bate papo tem a proposta de conectar perfis empreendedores aos que aprenderem com desafios e fracassos. O Bate papo Empreendedor faz parte do calendário permanente da Incubadora Crie, assim como o Café de Integração (evento que aproxima os empreendedores da Incubadora com a proposta de network e geração de negócios)”, disse a Coordenadora da Incubadora Crie, Pâmela Bressan.

Bate papo Empreendedor: Geraldo Campos

Dentre os assuntos abordados no bate papo, destaca-se a criação de marca, modelos de marketing, elaboração de ideias, cooworking, empatia, construção de processos, reflexão, startup, venda de produtos e modelos de negócios como Airbnb, Uber, Peixe Urbano, e outros.

De acordo com o professor Geraldo, ter ideia é um bem comum, qualquer pessoa pode ter uma ideia. No entanto, a dificuldade dos empreendedores está na proposta de valor que a ideia tem e qual o segmento de mercado em que pode ser inserida. A proposta de valor é o que se entrega ao cliente. Por isso, deve-se buscar as necessidades e oferecer soluções para o que as pessoas estão precisando.

Quando perguntado sobre o caminho para se conseguir investidores, Geraldo enfatizou que tudo depende do networking, da percepção de posicionamento de negócio, do amadurecimento da equipe que oferece o produto, viabilidade e projeção mercadológica. “Empreender não é uma linha reta. Muitas vezes é preciso retomar planejamentos, é algo que requer análise e avaliações ao longo do tempo”, conclui ele.

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR