Biblioteca Universitária apresenta plataforma de Pesquisa Integrada

Recurso permite acessar várias bases de dados por um único sistema de busca

O site da Biblioteca Universitária está de cara nova!

A partir de agora o usuário encontrará o sistema de Pesquisa Integrada Unisul, que permite acessar uma única plataforma várias bases de dados de livre acesso, assinadas e conveniadas ao portal CAPES. “O objetivo dessa plataforma é buscar conteúdo digital ou físico. Como resultado, o usuário vai encontrar o que procura, livros, artigos, teses, dissertações, tudo em um único lugar”, conta Alessandra Martins Paulino Pires, bibliotecária de referência da UnisulVirtual.

A Plataforma Integrada Unisul encontra-se no site da BU e, em breve, todos os conteúdos estarão concentrados em uma única ferramenta de busca. “Aqui na universidade optamos por fazer gradativamente a integração dos conteúdos, a princípio integramos as bases de dados que inclui artigos de periódicos, textos, teses, dissertações, relatórios de pesquisa, e outros documentos da área de pesquisa acadêmica e científica. O próximo passo será a integração do nosso catálogo para que o aluno possa fazer também a consulta ao acervo da BU pela Plataforma de Pesquisa, como hoje já se vê no Pergamum, mas que ele encontre o conteúdo que precisa em um único sistema de busca”, destaca a bibliotecária.

Vale ressaltar a importância de avaliar o sistema de busca para que os serviços disponíveis pela BU atendam às necessidades dos usuários. “Como é o lançamento, nós temos dentro da plataforma um ícone de avaliação. É importante sabermos a opinião das pessoas. Também está disponível ao usuário o vídeo do treinamento sobre como utilizar a Plataforma de Pesquisa, além do contato dos bibliotecários de referência para dar o suporte necessário”, finaliza Alessandra.

Para entender o funcionamento do sistema de Pesquisa Integrada da Unisul, clique aqui e assista ao vídeo que também está disponível no EVA.