Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária

A Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação do Campus Tubarão promoveu neste final de semestre (2017/1), mais uma edição do Programa Universitário Solidário. Esta atividade foi o desfecho de um projeto interdisciplinar intitulado ‘Direitos Humanos e Inclusão Social’, desenvolvido ao longo do semestre letivo, envolvendo todas as unidades de aprendizagem, com os estudantes das duas turmas de primeiro semestre do Curso de Direito da Unidade Araranguá. A articulação das atividades foi acompanhada e realizada pela coordenadora do curso, professora Rejane da Silva Johansson, e toda equipe docente do semestre contemplado, tendo como articuladora a professora de Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica, Marilene da Rosa Lapolli.

Os temas selecionados a partir dos programas das disciplinas foram ‘A Ressocialização do Preso através dos Estudos’, prevista na Lei de Execução Penal, com a entrega de aproximadamente cem livros de formação humanística ao Presídio de Araranguá, e “Inclusão Social” com a entrega de materiais de limpeza para a Associação Cantinho da do Carmo, com sede estabelecida no Município de Maracajá, uma instituição criada para acolher pessoas excluídas da vida familiar e social.

Para representar o Presídio de Araranguá e receber os livros, esteve na universidade o chefe de segurança, Éder Dias da Silva, que realizou uma palestra de curta duração apresentando a estrutura de funcionamento da instituição, ressaltando que os profissionais do presídio trabalham com a perspectiva da ressocialização do preso, através dos projetos de leitura, aulas e inserção ao trabalho.

Maria do Carmo Martins Leonel esteve representou o “Cantinho da do Carmo”, acompanhada do filho que também colabora na administração da Casa. Além de receber os materiais de limpeza doados pelos estudantes, contou a trajetória de fundação e evolução desta instituição de acolhimento dos excluídos da vida social: o ex-presidiário, o portador de deficiência, o doente, o idoso, dentre outros.

Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (7)
Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (6)
Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (5)
Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (4)
Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (3)
Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (2)
Calouros de Direito de Araranguá encerram semestre com Ação Solidária (1)
COMPARTILHAR