Campus Tubarão abraça os calouros em recepção repleta de emoção

Nesta quarta-feira, 15/3, o Espaço Integrado de Artes (Bolha) da Unisul de Tubarão se abriu em um único abraço para receber os novos integrantes da família Unisul, os calouros. A acolhida iniciou ainda pela manhã, e contou com apresentações musicais e encenações teatrais, movimentação que contou com a presença dos sombras da Cia. de Teatro Unisul e com três emocionantes histórias de superação que foram exibidas nos telões.

“O primeiro gesto que se quer externar aos estudantes é a gratidão, a gratidão por terem optado pela Unisul, mas também desejar uma excelente trajetória de vida acadêmica neste período que estarão na universidade”, ressalta o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt.

A palavra emoção resume o que foi a recepção. Além de mostrar o que é a vida universitária, pelas múltiplas possibilidades que a instituição tem a oferecer, e incentivar os alunos a compreenderem o passo importante que estão dando rumo a concretização de cada sonho em particular, a Unisul, através do abraço, acolhe os alunos e oferece a potencialização do protagonismo individual. Assim, o acadêmico, enquanto sujeito nesse processo de formação, pode escolher ser o protagonista da própria história ao participar dos diferentes espaços, iniciativas de pesquisa e projetos que articulam a vida acadêmica com a vida comunitária.

“O objetivo da recepção aos calouros é mostrar a universidade e ao mesmo tempo dizer que a Unisul é deles. Eles podem aproveitá-la o máximo, explorar tudo o que puderem no tempo que nela permanecerem, porque a Unisul poderá solidificar um perfil e um projeto profissional, que depois será desdobrado no mercado de trabalho, onde será dada a continuidade”, destaca a Gerente de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, professora Elivete Cecília de Andrade.

Campus Tubarão abraça os calouros em recepção repleta de emoção“O que o Campus Tubarão quer proporcionar com a recepção aos calouros é o engajamento, uma primeira experiência de aproximação para os alunos que estão chegando na universidade, e com isso, que essa experiência possa reverberar por todos os anos que eles passarão dentro da Unisul”, reforça o diretor do Campus Tubarão, professor Rafael Ávila faraco.

A caloura do curso de odontologia, Izabel Gomes da Silva, sempre teve o sonho de ser dentista, hoje ela está caminhando para a realização e concretização do próprio sonho. “Cada descoberta é realmente um aprendizado diferente. Confesso que ainda está sendo uma loucura (e vai ser até eu me acostumar com a rotina), mas pude ver que a recepção aos calouros, além de acolhedora, ajuda quem não conhece a universidade e permite que se esteja por dentro de tudo, sendo do nosso curso ou não”, afirma Izabel.

O abraço a ser dado aos calouros no Campus Grande Florianópolis também será registrado pela equipe do Unisul Hoje. Acompanhe diariamente as notícias dos três Campi e fique por dentro do que acontece na universidade.

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR

Comentários