Campanha contra o Sarampo: Dia D ocorre neste sábado, 19

Durante todo o dia 19/10, as 41,9 mil unidades de saúde de todo o país vão estar abertas para atender crianças. Em novembro ocorre a segunda fase, para adultos

Devido à incidência do aumento de casos de Sarampo, a Unisul orienta aos seus alunos e colaboradores para que se vacinem a fim de prevenir a doença. Neste sábado, 19 de outubro, está sendo realizada uma campanha de vacinação Dia D, em todo o Brasil.  O sarampo é uma doença viral aguda com alto poder de transmissão. A vacina é a Tríplice Viral que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba. Os postos de saúde irão funcionar das 8h às 17 horas.

Neste primeiro momento a campanha é para as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. A segunda fase da campanha ocorre de 18 a 30 novembro com o objetivo de vacinar adultos.

Saiba quais são os principais sintomas:

Febre acima de 38,5ºC, tosse, coriza, manchas avermelhadas pelo corpo. A pessoa que tiver tais sintomas deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), comunicar sobre a situação, informar se teve contato com algum caso suspeito e também, os locais onde esteve, para prevenir as pessoas que tiveram contato.

Dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde

Neste ano, de acordo com os últimos dados do boletim epidemiológico de sarampo do Ministério da Saúde, foram confirmados 13 óbitos pela doença no Brasil. Sete óbitos em menores de cinco anos de idade, dois na faixa etária de 20 a 39 anos e quatro adultos maiores de 40 anos. Nos últimos 90 dias, o país registrou 6.192 casos confirmados de sarampo em 20 estados. 20.175 estão em investigação e 11.185 foram descartados. O estado de São Paulo concentra 96% com casos confirmados em 192 municípios. A meta é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões de adultos.

COMPARTILHAR