Capacitação para direitos das crianças e adolescentes na Unisul
Capacitação para direitos das crianças e adolescentes na Unisul

Capacitação para profissionais da rede de atendimento à família e proteção dos direitos da criança e do adolescente será ministrada nos dias 18 e 19 de outubro, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, na Sala de Treinamento da Unisul Campus Tubarão. As ministrantes serão a Coordenadora da Campanha Nacional ‘Não Bata, EDUQUE’, Márcia Oliveira, a representante da Fundação Xuxa Meneghel, Ana Paula Rodrigues, e a Assistente de Extensão da Universidade do Sul de Santa Catarina, Elivete Cecília de Andrade.

O público alvo serão os profissionais que trabalham com famílias, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, prioritariamente: assistentes sociais, psicólogas e pedagogas.

O objetivo da capacitação é instrumentalizar os profissionais que atuam no desenvolvimento de programas, projetos e serviços de prevenção à violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes através da compreensão e vivência de uma metodologia de Educação Positiva, proposta pela Rede Não Bata, Eduque.

Organizadores: Fundação Xuxa Meneghel; Prefeitura de Tubarão; Rede Não Bata, Eduque e Universidade do Sul de Santa Catarina.

Programação da capacitação:

  • Módulo I – Histórico da Violência contra crianças e adolescentes na cultura brasileira.
  • Módulo II – Família e a educação mediada pela violência.
  • Módulo III – A legislação protetiva da Criança e do Adolescente e as Práticas Educativas.
  • Módulo IV – Metodologia de Educação Positiva: Planejamento, prática, monitoramento e avaliação.
  • Seminário – troca de experiência e avaliação do processo construído.
Abaixo está o Estatuto da Criança e Adolescente, disponível no site do Senado Federal!

Texto: Reginaldo Osnildo

COMPARTILHAR