Carnaval: festa com segurança e prevenção

Com a proximidade do carnaval, o Ministério da Saúde lançou a campanha “Pare, pense e use camisinha”. O objetivo é diminuir a disseminação de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), principalmente o HIV, durante o período de festividades dos foliões. Durante a semana que antecede a festa, alunos, professores e demais membros do curso de Enfermagem e do Setor de Assistência Integrada à Saúde (Sais) realizaram uma ação sobre o tema.

A iniciativa ocorreu no Bloco Pedagógico e no Centro de Convivência e visou prestar informações sobre educação em saúde. O principal objetivo era orientar a prevenção de ISTs/AIDS, por meio da distribuição de folders e preservativos. Embora a ação esteja ligada ao carnaval a importância da prevenção se estende para o ano inteiro. “Sabemos que a prevenção e a educação da população são fundamentais, e através dessas ações, temos como objetivo sensibilizar e estimular o uso do preservativo. Aproveitamos a chegada do carnaval para reforçar a importância da prevenção”, reforça Djamila Marcelino Barros, enfermeira da ESF Dehon e professora no curso de Enfermagem da Unisul.

Importância do uso de preservativo

A Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP 2013) mostra que dos entrevistados 45% afirmavam não ter recorrido ao uso de preservativo naquele ano. Enquanto 94% dos brasileiros confirmaram saber que a camisinha é a melhor forma de evitar as ISTs.

Os reflexos da diminuição do uso de preservativos se apresenta no último boletim epidemiológico do HIV/Aids, apontando que 73% dos novos casos da doença em 2017 ocorreram no sexo masculino. Sendo que a detecção de Aids cresceu 133% entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos entre 2007 e 2017.

Infelizmente a doença não tem cura, apenas tratamento. Isso reforça a importância da prevenção através do uso da camisinha. O Ministério da Saúde reforçou para esse ano as campanhas voltadas aos jovens. Aumentando o número de preservativos distribuídos em 22% e repaginando o visual da antiga embalagem de camisinha roxa e amarela para uma mais discreta nas cores preto e azul.

COMPARTILHAR