Casas inteligentes e automatizadas já são realidade

Acender as luzes, controlar o ar-condicionado, ligar eletrodomésticos… tudo isso sem estar presente no local. Essa possibilidade já é uma realidade para muitas pessoas com as casas automatizadas. A automação proporciona mais conforto aos moradores e também comodidade.

Essa prática, que já era conhecida no meio industrial, vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Além da praticidade, há também o quesito economia. “Um projeto pode agregar o funcionamento de muitos aparelhos de uma casa. E isso pode ser controlado de um celular ou de forma automática, economizando energia elétrica e, consequentemente, financeiramente”, relata o professor do curso de Engenharia de Controle e Automação, Elder Fernandes Vieira.

Importância do curso

O curso de Engenharia de Controle e Automação da Unisul não é voltado especificamente para as aplicações residenciais, mas também abrange uma grande parte das tecnologias utilizadas nesta área. “O graduado na Unisul tem a competência necessária para implementar um sistema já existente ou até mesmo um sistema próprio de controle aplicado a uma casa inteligente”, reforça Elder.