CENTEC-Unisul recebe Certificado de Proficiência

O Laboratório de Análises Químicas (LAQ/CENTEC) da Unisul recebeu o Certificado de Proficiência. Isso garante que o nível de confiança do laboratório é de 95%, o que representa que os resultados foram dentro do limite esperado. Esse certificado é efetivado por meio de uma avaliação realizada por provedores externos e independentes, credenciados pelo INMETRO, e demonstra que os processos e análises realizados pelo Centec são de altíssima qualidade.

“A participação do laboratório em atividades de ensaio de proficiência (EP) é uma das formas de avaliar e demonstrar a confiabilidade das suas atividades de medição. Isso possibilita a identificação de falhas e facilita a tomada de ações corretivas ou preventivas, sendo um dos itens necessários para a acreditação de ensaios pela Norma NBR ISSO/IEC 17025:2017”, explica o professor Celso Albuquerque, gerente do CENTEC.

Para o responsável técnico, o engenheiro químico Elias Rodrigues Pedroso, essa certificação garante ainda mais qualidade para os trabalhos desenvolvidos pela universidade. “Os ensaios de proficiência são uma importante ferramenta de gestão técnica que reforça a qualidade do laboratório, mas que também possibilita a melhoria contínua das atividades realizadas”.

O CENTEC

O Centro Tecnológico da Unisul (CENTEC) foi idealizado em janeiro de 1976 e iniciou seu funcionamento em julho de 1978. Atualmente, desenvolve atividades de prestação de serviços analíticos, com o fornecimento de laudos e relatórios de ensaios nas seguintes áreas: meio ambiente, solos, alimentos, materiais e construção civil. Os laboratórios são certificados pelo IMA (Instituto de Meio ambiente) e estão em fase de credenciamento pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e contam com os mais altos padrões de análise. A prestação de serviços analíticos é disponibilizada para pessoas físicas e/ou jurídicas de qualquer lugar do Brasil, e está aberta para atuação em assessorias tecnológicas, calcada na investigação da necessidade social e na pesquisa de seus valores e demandas.

COMPARTILHAR