Ciências Contábeis: eventos qualificam formação dos estudantes

Uma atividade recorrente nos cursos de graduação da Unisul é a Semana Acadêmica. Durante o evento, os cursos abordam temas diversificados para complementar a educação dos estudantes. E no curso de Ciências Contábeis a Semana Acadêmica se faz presente durante os semestres e é uma forma qualificar ainda mais a formação dos futuros contadores. O evento tem início dia 18 e vai até o dia 22 de novembro, no campus Tubarão.

O intuito da Semana é promover a apresentação, discussão e socialização de conhecimentos resultantes de atividades de ensino e pesquisa realizadas no curso durante o semestre. “Acreditamos que a formação em Ciências Contábeis, em nível de graduação, necessita da realização de diversas atividades teóricas, práticas, de ensino, de pesquisa, de extensão, visitas técnicas e viagens de estudos, realização de palestras, seminários ou outra atividade de formação integral do educando”, comenta o coordenador do curso de Ciências Contábeis de Tubarão, Marcos Crepaldi.

Todas as atividades serão abertas aos estudantes e à comunidade externa.

18/11/2019 (segunda-feira)
Atividade: Efeitos das políticas econômicas sugeridas e aprovadas pela equipe do governo Bolsonaro.
Professora: Vera Lúcia Ochs Schneider
Conteúdo: Reforma da Previdência. Privatizações. Liberdade Econômica. Acordos Brasil x UE.

19/11/2019 (terça-feira)
Atividade: Práticas de avaliação de estoques e seus reflexos no resultado.
Professor: Jardel Mendes Vieira
Conteúdo: Técnicas de avaliação de estoques. Apuração do resultado.

20/11/2019 (quarta-feira)
Atividade: Análise das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público.
Horário: 19h15min às 22h15min
Local: Sala 27 (Bloco Sede)
Professor: Rafael Bittencourt Costa
Conteúdo: Demonstrações contábeis de entidades governamentais. Análise de demonstrações contábeis de organizações públicas.

20/11/2019 (quarta-feira)
Atividade – Oficina: aplicação dos conhecimentos da estatística em diversas áreas do conhecimento.
Professor: Paulo Henrique Rufino
Conteúdo: Uso dos conhecimentos da estatística em diversas áreas do conhecimento.

21/11/2019 (quinta-feira)
Atividade: Projetos de pesquisa em contabilidade.
Horário: 19h15min às 22h15min
Local: Espaço de Memórias da Contabilidade (Anexo à Biblioteca)
Professor: Marcos Crepaldi
Conteúdo: Pesquisa em ciências contábeis. Propostas de trabalhos de pesquisa em contabilidade.

21/11/2019 (quinta-feira)
Atividade – Relatório técnico: rotinas contábeis e fiscais de um escritório contábil.
Horário: 19h15min às 22h15min
Local: Sala 126 (Bloco Dehon)
Professora: Dalci Mendes Almeida e Daniela Correa
Conteúdo: Rotinas de um escritório de contabilidade. Estrutura de um escritório de contabilidade.

22/11/2019 (sexta-feira)
Atividade: Práticas de auditoria operacional e seus reflexos na eficiência, eficácia e economicidade dos processos internos de uma organização.
Professor: Jardel Mendes Vieira
Conteúdo: Práticas de auditoria operacional. Processos internos de auditoria operacional. Contribuição da auditoria operacional nos processos internos.