Cientistas do Greens/Unisul publicam sobre os efeitos do COVID-19

Um tema global e de suma importância como a pandemia de coronavírus se tornou o principal tema de três recentes pesquisa do Centro de Desenvolvimento Sustentável, Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade – Greens, da Unisul. As pesquisas permearam sobre o desenvolvimento sustentável, os riscos globais, os cenários futuros e a 4ª Revolução Industrial. Um dos artigos já foi publicado em revista internacional

De acordo com o líder do Greens, professor Baltazar Guerra, com estes trabalhos os pesquisadores contribuem para a compreensão dos impactos sociais da Pandemia, das transformações sociais e dos riscos a ela associados.

Saiba mais sobre o artigo GAIA 3.0

O artigo GAIA 3.0: Effects of the Coronavirus Disease 2019 (COVID-19) outbreak on sustainable development and future perspectives, da autoria dos Professores Issa Ibrahim Berchin (Pesquisador do Greens e Mestre em Administração, PPGA – Unisul) e José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra (Fundador do Greens e Professor Permanente dos Doutorado e Mestrado em Administração e Mestrado em Ciências Ambientais da Unisul),  acabou de ser publicado na revista internacional Research in Globalization, da Editora Elseviere pode ser acessado em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2590051X20300034?via%3Dihub .

Neste estudo, Issa e Baltazar destacam: “No Antropoceno, os seres humanos ocupam um papel crítico no equilíbrio de Gaia, exigindo que a humanidade acelere seu caminho em direção aos objetivos do desenvolvimento sustentável. A humanidade está enfrentando uma crise sem precedentes que está testando a resiliência de nossa sociedade”.

Para os pesquisadores, a pandemia do COVID-19 exige mais solidariedade entre seres humanos e países, dividindo comunidades, empresários e governos entre a necessidade de distanciamento social para achatar a curva de contaminação e evitar o esgotamento dos sistemas de saúde e a necessidade de continuar atividades econômicas para evitar mais depressão que afeta a vida das pessoas, empregos e acesso a alimentos e recuperar a economia. A humanidade está enfrentando uma crise sem precedentes que deve nos melhorar, melhorando a solidariedade global e a preocupação com o bem-estar dos outros, destacando a importância da dimensão social dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável e remodelando nossa relação com o ambiente natural. O que pode levar a um novo Iluminismo baseado na necessidade de solidariedade global e no desejo de implementar caminhos de desenvolvimento sustentável, criando finalmente uma agenda comum para o futuro da humanidade.

A Revista

A Research in Globalization é uma revista de amplo alcance e multidisciplinar de acesso aberto, de estudos de planejamento e desenvolvimento. Uma revista internacional revisada por pares, a Research in Globalization procura explorar todos os aspectos da globalização – positivos e negativos – através da análise do fenômeno em todos os seus aspectos. A revista fornece uma plataforma abrangente para o intercâmbio de ideias e informações entre planejadores urbanos, formuladores de políticas, economistas, estudiosos do desenvolvimento, geógrafos, cientistas sociais e muito mais.

O Greens

Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul contribui para o enfrentamento da COVID-19 através da participação no integrar o grupo científico temático GT-6, criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) , para colaborar, voluntariamente, com o Governo do Estado no apoio aos municípios com inteligência de dados nas estratégias e de acordo com o estágio de intervenção (mitigação ou contenção).

Para o Presidente da FAPESC, professor Fábio Zabot Holthausen a missão da entidade é contribuir com a experiência e o conhecimento científico nas áreas prioritárias relacionadas ao enfrentamento da pandemia da COVID-19. “Estamos vivendo um momento difícil, delicado e desafiador. Mas, temos plena convicção de sairemos vitoriosos desta batalha e que a ciência é o fator chave para vencermos essa “guerra”, seja para buscar a solução, seja para auxiliar nas tomadas de decisões dos gestores”.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável, Greens da Unisul lidera o Projeto Bridge: construindo resiliência numa economia global dinâmica, complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil’. O projeto Bridge recebe fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK) e reúne as universidades de Cambridge e Unisul.

O Greens, fundado em 2014, tem como lema: “a pesquisa transforma Vidas” e conta com mais de 35 pesquisadores do Brasil, Reino Unido e EUA, dedicando-se às Ciências da Sustentabilidade,  nas seguintes linhas de pesquisa: Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, justiça ambiental e refugiados ambientais, empoderamento das meninas e mulheres e os objetivos do desenvolvimento sustentável.

COMPARTILHAR