Cineclube abre com festival internacional de cinema socioambiental

O Cineclube prepara uma programação especial em dezembro e começa com o Planeta.DOC, que traz o festival internacional de cinema socioambiental com temáticas sobre educação, sustentabilidade e audiovisual. Além das sessões de ficção e documentários, o público pode acompanhar a V Mostra de Cinema Aktoro, no dia 19, com os filmes estudantis produzidos pela Aktoro Escola de Formação de Atores.

Os filmes são exibidos, em parceria com o curso de Cinema da Unisul, de quinta-feira a domingo, sempre às 20 horas, com entrada gratuita no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Programação Cineclube Cinema Unisul

PLANETA.DOC
Em sua sexta edição, o festival internacional de cinema socioambiental, Planeta.DOC, tem como temática Educação, Sustentabilidade e Audiovisual. O festival visa difundir temáticas relacionadas à preservação da vida, aos desafios da sustentabilidade e às soluções que estão sendo geradas para viabilizar sociedades harmonicamente integradas ao seu meio natural.

Dia 01/12, às 20 horas

MESMO COM TANTA AGONIA
Direção: Alice Andrade Drummond
Gênero: Ficção
Ano: 2018
País: Brasil
Duração: 20 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: É aniversário da filha de Maria. No trajeto do trabalho para a festa, ela fica presa no trem, em função de uma pessoa caída acidentalmente sob os trilhos.

BANCO IMOBILIÁRIO
Direção: Miguel Antunes Ramos
Gênero: Documentário
Ano: 2018
País: Brasil
Duração: 65 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Brian anda pelo bairro onde cresceu, à procura de novas áreas para uma incorporação imobiliária, enquanto Romeo desenha uma estratégia de marketing. Já Carla, planeja os seus novos investimentos. O documentário se propõe a estudar o fenômeno da especulação imobiliária na capital de São Paulo e descobrir os efeitos e causa deste processo.

Dia 05/12, às 20 horas – SUSTENTÁVEL
Direção: Matt Wechsler
Gênero: Documentário
País: Estados Unidos
Ano: 2016
Duração: 92 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: Uma investigação sobre a instabilidade econômica e ambiental de nosso sistema alimentar, das questões agrícolas que enfrentamos às pessoas que estão determinadas a resolver o problema.

Dia 06/12, às 20 horas – LES LIBERTERRES (c)
Direção: Paul-Jean Vranken e Jean-Christophe Lamy
Gênero: Documentário
País: Bélgica
Ano: 2015
Duração: 82 minutos
Sinopse: O documentário narra a história de quatro agricultores e sua decisão de renunciar aos métodos convencionais de agricultura.

Dia 07/12, às 20 horas – O AMIGO DO REI
Direção: André D’Elia
Gênero: Documentário/Ficção
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 142 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: O deputado federal Rey Naldo mostra ao Congresso Nacional como a política e a mineração se relacionam de maneira íntima, explorando o maior crime ambiental da História do Brasil: o rompimento da barragem da Samarco em Mariana – MG.

Dia 08/12, às 20 horas

ALEPPO: THE SILENCE OF THE WAR
Direção: Amir Osanlou
Gênero: Documentário
País: Israel/Síria 
Ano: 2018
Duração: 30 minutos
Sinopse: Aleppo: The silence of the War, é um filme que descreve o silêncio frágil após a guerra. O silêncio dos anos de guerra. Um silêncio que não significa paz, nem o significado da guerra!

SAMUEL ENTRE AS NUVENS
Direção: Pieter Van Eecke
Gênero: Documentário
País: Bélgica, Países Baixos 
Ano: 2017
Duração: 70 minutos
Classificação Indicativa:  Livre
Sinopse:  Na Bolívia, as geleiras estão derretendo. Samuel, um senhor operador de teleférico, olha através da janela, no topo do mundo. Por gerações sua família viveu e trabalhou nas montanhas nevadas, mas agora a neve falha em retornar. Enquanto cientistas discutem e medem as mudanças climáticas, Samuel e seu povo honram e oram aos antigos espíritos da montanha. Nuvens continuam a passar.

Dia 12/12, às 20 horas – A BATALHA INUK
Direção: Alethea Arnaquq-Baril
Gênero: Documentário
País: Canadá 
Ano: 2016
Duração: 85 minutos
Sinopse: Em seu premiado documentário, a diretora Alethea Arnaquq- Baril se junta a uma nova geração tecnológica de Inuítes enquanto eles lutam para desafiar a percepção estabelecida da caça às focas.

Dia 13/12, às 19 horas – evento de premiação AILTON KRENAK: O SONHO DA PEDRA
Direção: Marco Altberg
Gênero: Documentário
País: Brasil 
Ano: 2019
Duração: 52 minutos
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: O documentário traça o pensamento e a trajetória de Ailton Krenak, líder indígena natural de Minas Gerais, descendente da etnia Krenak, outrora chamados Botocudos. Depois de estudar em São Paulo, Ailton foi atuante na defesa dos povos indígenas. Ao viajar pelo Brasil e pelo mundo, transformou-se numa espécie de embaixador das culturas originais brasileiras. O filme traz imagens e depoimentos de Ailton em diferentes momentos de sua vida, além de outros personagens que fazem parte de seu universo.

Dia 14/12, ás 20 horas – TAEGO ÃWA
Direção: Marcela Borela e Henrique Borela
Gênero: Documentário
País: Brasil 
Ano: 2016
Duração: 75 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Na faculdade, uma dupla de cineasta encontrou cinco fitas VHS contendo registros culturais da tribo Ãwa. Reunindo outros materiais, eles partem em busca do grupo, apresentando as imagens pela primeira vez e descobrindo a trajetória de enfrentamento com o povo branco desde 1973. Hoje, os Ãwa lutam pela demarcação e restituição de suas terras.

Dia 15/12, às 20 horas – ATÉ O FIM DA TERRA
Direção: David Lavallee
Gênero: Documentário
País: Canadá 
Ano: 2016
Duração: 81 minutos
Sinopse: Emma Thompson narra este documentário ambiental sobre o aumento da energia extrema, o fim do crescimento econômico e as pessoas no meio de tudo isso.

Dia 19/12, às 20 horas – V Mostra de Cinema Aktoro
A mostra anual de filmes estudantis da Aktoro Escola de Formação de Atores. No 19, acontece a premiação e a exibição do longa: Um Ano Sem Morada, dirigido pelo cineasta Luca João, com o ingresso é solidário, mediante a doação de um brinquedo em bom estado para doação às crianças carentes.

Dia 20/12, às 20 horas – STINK!
Direção: Jon J. Whelan
Gênero: Documentário
País: EUA 
Ano: 2015
Duração: 91 minutos
Sinopse: O documentário relata a história de um pai que tenta descobrir as causas do mau cheiro dos pijamas que comprou para suas filhas gêmeas e acaba se defrontando com o lobby das indústrias químicas.

Dia 21/12, às 20 horas DESEJO DE CARNE
Direção: Marijn Frank
Gênero: Documentário
País: Países Baixos
Ano: 2015
Duração: 74 minutos
Sinopse: O dilema entre o amor pela carne e os argumentos racionais contra os produtos dessa indústria.

Dia 22/12, às 20 horasFRÁGIL EQUILÍBRIO
Direção: Guillermo García López
Gênero: Documentário
País: Espanha
Ano: 2016
Duração: 83 minutos
Sinopse: Um executivo japonês em Tóquio. Uma comunidade subsaariana. Uma família em Madri. Três histórias de contradições que se desenrolam em diferentes lugares do planeta, em diferentes esferas socioculturais.

De 26/12 a 06/01/2020, o Cineclube entrará em recesso devido as festividades de final de ano.

COMPARTILHAR