Documentário sobre Tunga abre sessões do Cineclube

O Cineclube abre a programação de julho com o documentário Tunga – O Esquecimento das Paixões, dirigido por Miguel de Almeida e que relata a trajetória do escultor, desenhista e artista performático, a partir de fragmentos de suas performances, instalações e obras.

Durante o mês acontece o Ciclo Artistas e a Segunda Semana Vitrine Filmes, em sessões promovidas em parceria com a Cinemática, além do Festival da Semana do Rock Catarinense. As sessões são exibidas de quinta-feira a domingo com entrada gratuita, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.

Programação completa do Cineclube

03 a 06/07 – às 20 horas
Ciclo Artistas: Tunga, Frida Kahlo e Van Gogh
Sessões promovidas em parceria com a Cinemática.

04/07 – às 19h30
Tunga – O Esquecimento das Paixões
Direção: Miguel de Almeida*
Gênero: Documentário
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: 73 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos
Sinopse: A trajetória do escultor, desenhista e artista performático conhecido como Tunga, a partir de fragmentos de suas performances, instalações e obras. O diretor Miguel de Almeida constrói sua visão da vida e da obra do artista e de Gerardo Mello Mourão, que além de escritor, poeta, jornalista e tradutor, era também pai de Tunga, trazendo material diversificado de um dos maiores artistas plásticos contemporâneos.
*Conversa com Letícia Cardoso, Juliana Crispe e Marta Martins, com a presença do diretor.

05/07 – às 19h30
Frida

Direção: Julie Taymor
Gênero: Drama, Biografia
País: Canadá, Estados Unidos da América e México
Ano: 2003
Duração: 123 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Frida Kahlo foi um dos principais nomes da história artística do México. Conceituada e aclamada como pintora, ele teve um agitado casamento aberto com Diego Rivera, seu companheiro também nas artes, e ainda um controverso caso com o político Leon Trostky, além de várias outras mulheres.

06/07 – às 20 horas
No Portal de Eternidade

Direção: Julian Schnabel
Gênero: Biografia, Drama.
País: França
Ano: 2019
Duração: 111 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: 1888. Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh (Willem Dafoe) decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), e se mudar para Arles, no sul da França. Lá, lutando contra os avanços da loucura, da depressão e as pressões sociais, o pintor holandês adentra uma das fases mais conturbadas e prolíficas de sua curta, porém meteórica trajetória.

Festival da Semana do Rock Catarinense
Na sua 7ª edição, o Festival da Semana do Rock Catarinense. traz o que há de melhor na música produzida no estado, com shows, documentários, bate-papos, diversidade de ritmos e homenagens. Celebrando a produção autoral em Santa Catarina, o Cineclube Cinema Unisul e o Festival da Semana do Rock Catarinense trazem a exibição dos documentários “Aquela mistura” e “Bolachas”.

07/07 – às 18h30
Aquela Mistura

Direção: Lucas de Barros e Fábio Bianchini Mattos
Gênero: Documentário
País: Santa Catarina, Brasil
Duração: 68 minutos
Ano: 2019
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Na segunda metade dos anos 1990, existiram em Florianópolis dois bares que foram referência para toda uma cena musical independente no estado; o histórico e polêmico; que se transformou no mitológico “Underground Rock Bar”; (popular bar do Franck) – ambos símbolos de um original movimento cultural e comportamental que desafiou estereótipos e padrões atribuídos a uma cidade quase nunca associada ao cenário independente roqueiro.

Bolachas
Direção: Marco Martins
Gênero: Documentário
País: Santa Catarina, Brasil
Ano: 2012
Duração: 52 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: O documentário Bolachas traça um panorama do rock’n’roll na Ilha de Santa Catarina. Depoimentos de músicos, produtores e jornalistas revelam a história das bandas e seus respectivos discos. Um filme que conta a história de bandas que gravaram álbuns em nosso estado, do vinil, passando por cassetes até a chegada do CD. O doc conta com entrevistas dos músicos que produziram seus discos desde épocas áureas do pop.

11 a 14/07 – às 20 horas
Juntos

Direção: Leticia Marques
Gênero: Série documental
País: Brasil
Ano: 2019
Duração: Episódios de 30 minutos.
Classificação Indicativa: Livre
Sinopse: “Juntos”, série documental em 13 episódios, registra ações coletivas voltadas para alimentação, meio ambiente, recursos hídricos, bioarquitetura, saneamento e educação, respeitando os princípios da permacultura, que une práticas ancestrais a novos conhecimentos, em prol de uma vida em sintonia com o ambiente, com os animais e entre as pessoas, entendendo a saúde como o resultado de um equilíbrio entre a terra e todos seus habitantes.

11/07 – às 20 horas
Juntos – Programa 1, 90 minutos
Episódios: Somando Histórias, Terra Ancestral, e Agricultura Orgânica

12/07 – às 20 horas
Juntos – Programa 2, 90 minutos
Episódios: Bioconstruindo, Plantando nas Escolas e Hortas Urbanas

13/07 – às 20 horas
Juntos – Programa 3, 120 minutos

Episódios: Agrofloresta, Permacultores, Saneamento Ecológico e Preservando Nascentes

14/07 – às 20 horas
Juntos – Programa 4, 90 minutos

Episódios: Cuidar da Terra, Revolução dos Baldinhos e Sintropia na Floresta

18 a 20/07 – às 20 horas
Whisky

Direção: Pablo Stoll Ward e Juan Pablo Rebella
Gênero: Drama
País: Uruguai
Ano: 2005
Duração: 100 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Dono de uma fábrica de meias propõe à sua funcionária se passar por esposa durante a visita do irmão, seu eterno rival.

21/07 – às 20 horas
Receita de Amor

Direção: Ebner Gonçalves
Gênero: Romance
País: Santa Catarina, Brasil
Ano: 2019
Duração: 25 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Ângela é uma mulher recém-separada com uma filha adolescente e com dificuldades para poder se manter e pagar o aluguel onde residem. Decide gravar um depoimento na web, encorajada por um programa de televisão. Sem saber que estava gravando ao vivo se torna celebridade instantânea na internet e vê suas vidas serem transformadas por meio das redes sociais.

25 a 28/07 – às 20 horas
2ª Semana Vitrine Filmes: Fronteiras

Sessões promovidas em parceria com a Cinemática.

25/07 – às 20 horas
Los Territorios

Direção: Iván Granovsky
Gênero: Documentário
País: Brasil, Argentina e Palestina
Ano: 2018
Duração: 101 minutos
Classificação Indicativa: 12 anos
Sinopse: Depois do ataque ao jornal Charlie Hebdo em Paris, Ivan, o filho fútil de um importante jornalista argentino, embarca em uma jornada, perseguindo diferentes eventos e conflitos geopolíticos ao redor do mundo. No entanto, encontrar os acontecimentos na linha de frente é uma tarefa árdua. E ainda mais difícil do que se tornar um correspondente de guerra é marcar as fronteiras entre sua vida e o egocentrismo que guia Ivan, seu pai e os conflitos globais da atualidade.

26/07 – às 20 horas
Pela Janela
Direção: Caroline Leone
Gênero: Drama
País: Brasil e Argentina
Ano: 2018
Duração: 87 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos
Sinopse: Rosália é uma dedicada operária de 65 anos que dedicou a vida ao trabalho em um fábrica de reatores da periferia de São Paulo. Certo dia acaba demitida e é consolada pelo irmão José, com quem vive. Ele resolve levá-la em uma viagem de carro até Buenos Aires com o objetivo de distraí-la e no país vizinho Rosália vê pela primeira vez um mundo desconhecido e distante de sua vida cotidiana.

27/07 – às 19h30
As Filhas do Fogo

Direção: Albertina Carri
Gênero: Drama
País: Argentina
Ano: 2018
Duração: 111 minutos
Classificação Indicativa: 18 anos
Sinopse: Insatisfeitas com suas próprias vidas, três mulheres independentes de meia-idade se encontram por acaso, bem longes de suas casas, e começam a se relacionar de maneira poliamorosa. Quando percebem que estão livres daquilo que acreditam ser regras sociais possessivas, elas decidem formar um grupo cujo propósito é libertar outras mulheres que estejam passando pelos mesmos problemas.
*Com debate após sessão.

28/07 – às 20 horas
Diamantino
Direção: Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt
Gênero: Comédia
País: Brasil,
Ano: 2018
Duração: 87 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Sinopse: Diamantino é uma estrela do futebol mundial, até que, de repente, perde todo o seu talento e se aposenta como um fracasso aos olhos da opinião pública. A partir disso, o ex-craque passa a procurar um novo propósito para a sua vida. Inicialmente ele resolve confrontar o neo-fascismo, em seguida se envolve com a crise dos refugiados, chegando na questão da modificação genética até a busca pela origem do genial.

COMPARTILHAR