Clínica Odontológica: cuidados com os sorrisos da comunidade

Ao expressar felicidade, toda a estrutura bucal de uma pessoa se movimenta para mostrar seus dentes em um sorriso. Os dentes, além de importantes na demonstração de sentimentos, são indispensáveis nas atividades voltadas a alimentação. Cuidar deles é necessário e deveria ser tão natural quanto cuidar do restante do corpo. E a Unisul disponibiliza, através de sua Clínica Odontológica, serviços que auxiliam nos cuidados com a saúde bucal da população em torno da Universidade.

Os serviços odontológicos oferecidos são na área de prevenção e de tratamento. Promovendo orientação sobre higiene oral e serviços de periodontia, endodontia, restaurações, cirurgia estética bucal e odontopediatria. Tratamentos de ortodontia, prótese e implantodontia também são realizados, porém depende do grau de complexidade. São realizados, em média, 1.500 procedimentos odontológicos por mês na clínica. O atendimento é realizado em pacientes de diversas cidades da região da Amurel.

Para algumas pessoas que tem receio de serem atendidas pelos alunos, a responsável técnica da Clínica Odontológica, professora Gláucia Helena Faraco de Medeiros, deixa uma mensagem de tranquilidade. “Qualquer futuro dentista vai trabalhar com pessoas, mas, para isso, precisa ter essa prática. E a mesma só acontece depois de muito treinamento. Há também a supervisão de professores durante todos os procedimentos. Assim, tudo ocorre de maneira segura e planejada, o que proporciona qualidade de ensino ao aluno e qualidade de atendimento ao paciente”.

Cuide também da sua saúde bucal

O fluxo de atendimento começa com o agendamento dos interessados, de maneira presencial e munidos de documento de identidade, na clínica que se localiza do 2º piso do Bloco C (Bloco da Saúde) da Unisul, no bairro Dehon em Tubarão. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Gláucia explica que essa triagem se faz necessária para evitar possíveis problemas. “É preciso avaliar se o caso do paciente pode ou não ser resolvido por nós. Nossos estudantes são extremamente capacitados e contam com a supervisão de professores experientes durante a prática. Como trabalhamos com demanda de acordo com a necessidade dos alunos, as vezes pode não ser possível o atendimento naquele momento e/ou semestre. Mas trabalhamos com listas de espera e isso possibilita a flexibilização da dinâmica de aprendizado dos novos dentistas”.