Comissões de Pesquisa da Unisul em constante aperfeiçoamento

A capacitação em avaliação de projetos de pesquisa da Unisul Campus Tubarão foi realizada no dia 14/9. Os professores ministrantes foram o coordenador do Curso de História, e escritor na área de metodologia da pesquisa, Alexandre de Medeiros Motta, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, pesquisador e escritor de livros na área de metodologia da pesquisa, Fabio José Rauen. A capacitação foi destinada aos avaliadores das Comissões de Pesquisa da Unisul que avalia os editais[1] de pesquisa Artigo 170, 171, Pibic e Pibiti/Casadinho da Inovação – CNPq.

Entenda a importância das Comissões de Pesquisa

A universidade se sustenta no tripé: ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa qualifica o ensino e a extensão, e o início é o projeto de pesquisa, que por sua vez exige planejamento. Desta forma, capacitar os membros das Comissões de Pesquisa que avaliam os projetos planejados na Unisul permite criterizar as relevâncias das pesquisas científicas e permite a reflexão diante dos roteiros a serem traçados pelo pesquisador. A qualificação da universidade parte desta etapa que fortalece todas as seguintes.

As comissões de pesquisa da Unisul

A Unisul organiza-se em duas comissões de pesquisa. Há a que avalia projetos de pesquisa de iniciação científica dos editais de Artigo 170, Artigo 171, Pesquisa com Extensão e Programa Unisul de Iniciação Cientifica – Puic. Esta possui 15 membros – professores doutores da Unisul das seguintes áreas: Ciências Sociais; Direito; Negócios e Serviços; Educação; Humanidades e Artes; Produção; Construção e Agroindústria; e Saúde e Bem-estar Social. Há outra composta por 26 membros da Unisul e de outras universidades e é composta por 7 professores doutores da Unisul e 19 professores doutores da comunidade científica externa. Esta comissão avalia os projetos de pesquisa de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq: Editais Pibc, Pibiti/Casadinho da Inovação.

A Unisul disponibiliza a alunos e professores diferentes formas de acesso à pesquisa, por meio de programas mantidos com recursos internos e externos. Os programas de pesquisa são organizados para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem e para a produção de novos conhecimentos.

“Foi uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos sobre projetos de pesquisa e a importância da avaliação dos projetos submetidos”, enfatiza a professora Ivone Junges, coordenadora da Comissão que avalia os projetos de pesquisa de iniciação científica (Artigo 170, 171 e Puic).  

 

“É um momento extremamente importante de auto avaliação das comissões no processo de aperfeiçoamento de projetos de pesquisa”, destaca a professora Paola Egert Ortiz, coordenadora da Comissão que avalia os projetos de iniciação científica Pibic e Pibit, do CNPq.

Programas de pesquisa da Unisul

Programa Professor Inovador – O Programa Professor Inovador da Unisul tem o objetivo de consolidar as atividades formativas de pesquisa e extensão previstas nos projetos políticos dos cursos, como forma de articulação do ensino, pesquisa e extensão.

Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 – O programa de bolsas de pesquisa do Artigo 170 tem como objetivo incentivar talentos potenciais entre os alunos de graduação com grau de carência econômica e financeira.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – O PIBIC é um programa do CNPq voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação.

Programa Institucional de Iniciação Científica Curricular – Programas específicos de cursos de graduação da Unisul que buscam formalizar a formação do futuro pesquisador em acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação, e em acordo com as competências e habilidades descritas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e Casadinho Inovação – As bolsas de iniciação tecnológica do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti e Casadinho Inovação) são oferecidas aos alunos regularmente matriculados na graduação ou no mestrado e doutorado da Unisul.

Programa Unisul de Iniciação Científica – O PUIC tem como objetivo estimular o desenvolvimento do pensamento científico por meio da participação de estudantes de graduação em atividades de pesquisa.

Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 171 – O programa de bolsas de pesquisa do Artigo 171 visa promover e despertar o interesse de alunos de graduação por atividades de pesquisa para contribuição ao desenvolvimento econômico e social.

[1] Editais de iniciação científica possibilitam à Unisul qualificar a pesquisa científica e fortalecer os grupos de pesquisa. Os professores junto com os bolsistas submetem projetos de pesquisa para esses editais e concorrem às bolsas de pesquisa e o professor tem horas alocadas. Os projetos submetidos são avaliados pelas duas Comissões da Unisul, dependendo dos editais.

COMPARTILHAR