Comitê oferece capacitações para qualificar a produção científica

O Comitê de Ética em Pesquisa da Unisul oferta capacitações aos estudantes e professores sobre as questões éticas em pesquisa para fortalecer a produção científica dentro dos padrões éticos. Seguir os padrões éticos em pesquisa com seres humanos é um requisito básico e obrigatório em qualquer instituição de ensino superior, sendo também, elemento de avaliação pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/CONEP.

A primeira capacitação acontecerá na próxima quarta-feira, 22 de maio, no campus Grande Florianópolis, das 13h30 às 16h30, no Auditório C da Pedra Branca. Já na quinta-feira, 23, será a vez do campus Tubarão, 13h30 às 16h30, no Auditório 211 do Bloco Pedagógico. As inscrições acontecerão nos locais das oficinas.

Os principais assuntos a serem abordados: quando e por que submeter as atividades de pesquisa, envolvendo os Seres Humanos, ao CEP; documentos importantes para submissão; trâmite de avaliação; orientações para evitar pendências e reprovações; plataforma Brasil.

A professora Ana Regina Dutra, da coordenação de Pesquisa e Pós-Graduação/ProEPPExI, destaca que a Unisul disponibiliza diferentes caminhos para fazer pesquisa. “A pesquisa de iniciação científica, por exemplo, pode acontecer por meio dos programas (PUIC, Art 170, Art 171, PIBIC, PIBITI, Professor Inovador), com recursos internos e externos; Unidades de Aprendizagem/UAs; Trabalhos de Conclusão de Curso/TCC, enriquecendo assim o processo de ensino e aprendizagem e a formação do estudante crítico. Os Grupos de Pesquisa e os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu também são espaços para o desenvolvimento de pesquisas, que acontecem com a finalidade de inovar processos e produtos, buscando transformar a vida das pessoas”.

Ao longo deste ano, o CEP planeja realizar mais oficinas para grupos de professores ou em unidades de aprendizagem, mediante agendamento prévio, e disponibilizar vídeos para sanar as dúvidas mais frequentes. As capacitações serão realizadas pelo CEP com apoio da ProEPPExI e GEPPExI.

A secretaria do CEP fica na Pedra Branca, bloco J, Tel: 3279-1036, e-mail: cep.contato@unisul.br

COMPARTILHAR