Como funciona o sistema de arquivamento das Bibliotecas?

Quando entramos em uma biblioteca vemos os livros tão organizados, divididos em seções, em área de conhecimento, devidamente numerados, que nem nos damos conta de todo o trabalho minucioso que existe por trás. Muitas vezes não percebemos que cada livro que localizamos na estante foi cuidadosamente manuseado por um bibliotecário. Mas como será que estes profissionais conseguem deixar tudo tão organizado?

O método é antigo, foi criado em 1876, pelo bibliotecário americano Melvil Dewey. Ele desenvolveu um sistema de classificação decimal, conhecido como CDD. Esse sistema já passou por diversas revisões e é o mais utilizado pelas bibliotecas do mundo todo. A classificação decimal permite organizar as obras por área de conhecimento, sendo que o primeiro algarismo estabelece o tema mais amplo do livro e cada algarismo seguinte define as demais especificidades.

A coordenadora das bibliotecas do Campus Grande Florianópolis e UnisulVirtual, Luciana Mara Silva explica que cada livro tem uma numeração própria composta pela classificação do assunto, seguida da notação de autor. Essa numeração própria é denominada número de chamada e serve para a organização e localização física da obra no acervo da biblioteca.

Luciana complementa que para a “localização de material (físico ou digital) nas bases de dados a importância repousa sobre a correta descrição dos metadados da obra (título, autor, resumo, etc.), tecnicamente chamada de catalogação e indexação dos principais assuntos. Logo, a classificação, a catalogação e indexação são atividades inerentes ao bibliotecário e fazem parte do tratamento técnico da Informação”.

“Trabalhamos com a informação, nosso papel é fazer a mediação de recursos Informacionais em todos os suportes para apoiar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.  É importante ressaltar que o espaço da biblioteca deve ser um espaço coletivo, criativo e promissor. O profissional bibliotecário, é o mediador da Informação física ou digital para aquisição e aplicação do conhecimento”, ressalta Luciana Mara.

A coordenadora das bibliotecas do Campus Tubarão, Élia da Silva, explica que uma catalogação bem-feita contribui para o sucesso tanto na representação como da recuperação dos assuntos nos catálogos das bibliotecas. A obra física recebe o preparo técnico no qual é realizado pelo profissional bibliotecário. Posteriormente a obra recebe o preparo físico, em que é carimbada, etiquetada e organizada nas prateleiras.

Elia disse que tem muito orgulho da profissão que escolheu. “Sei que em minha atuação faço a diferença na vida das pessoas que circulam pela biblioteca em busca de informação e conhecimento. Digo isto, porque além de acompanhar o aluno a partir da educação básica, ensinando a cuidar dos livros, estimulando ao hábito da leitura e a buscar a informação da qual necessita, organizo todo o conjunto de informação que compõe o acervo da biblioteca, para atender de forma rápida e precisa, a necessidade de quem a procura”.