Como manter a disciplina durante o home office

Nesse período de isolamento por causa do COVID-19 muitas empresas adotam o home office como alternativa. Afinal, a prevenção é o melhor remédio! Porém, o que parece ser tranquilo traz também algumas armadilhas, como, por exemplo, as interrupções: cachorro que late o tempo todo, das crianças fazendo arte, do telefone que toca, entre tantas outras que tiram o foco. Entretanto, existem algumas dicas para que esta experiência seja a mais tranquila possível.

1) Escolha um cômodo da casa como seu escritório e monte essa estrutura com tudo o que precisa para desenvolver o trabalho;

2) Tente manter a rotina. Acorde no horário habitual e evite ficar de pijama. Vai que de repente você recebe uma chamada para reunião por videoconferência com a chefia? Imprevistos acontecem.

3) Disciplina! Tenha uma rotina de trabalho e uma lista de tarefas. Talvez no começo seja um pouco difícil em virtude das distrações, mas estabelecer os limites e seguir à risca o horário é sinônimo de produtividade na certa.

4) Não fique só atrás do computador. A tecnologia está aí a nosso favor e são muitos os recursos de interatividade então não deixe a comunicação com clientes, colegas e até mesmo o chefe de lado.

5) Faça pequenas pausas. Aproveite esse momento para alongar, caminhar pela casa e evite ficar sentado (a) o tempo todo.

6) No ambiente de trabalho sempre tem o momento com os colegas seja no almoço ou para um lanche. Então convide seu grupo para um café virtual.

7) O tempo de deslocamento até o trabalho e vice-versa, aproveite para atualizar-se ou dê atenção aos pequenos. Leia algo relacionado a sua área ou até mesmo as notícias do dia.

8) O expediente acabou? Então é hora de sair do escritório e retomar a rotina pós expediente. Lembrando que estamos em período de isolamento então respeite as orientações das autoridades.

Com organização e disciplina é possível sim aproveitar as vantagens desta nova rotina de trabalho. E não esqueça de seguir as medidas de prevenção mesmo em casa.

Acompanhe as atualizações em www.unisul.br/covid19

COMPARTILHAR