Jornalismo e Publicidade mostram que comunicação também é pesquisa

A mostra dos resumos dos artigos científicos dos alunos do curso de Comunicação Social está exposta até o final do semestre, na entrada do bloco G, no Cetal. O projeto “Comunicação também é pesquisa’’ é instituído pela primeira vez no curso e contou com a participação dos alunos de todos os semestres, tanto de Publicidade e Propaganda quanto de Jornalismo, para a produção dos artigos.

Segundo o coordenador do curso de Comunicação Social, Mario Abel Bressan Junior, em todos os semestres havia uma disciplina com um professor responsável para conduzir os alunos a discutir, organizar e produzir os artigos científicos. “No primeiro semestre foi a disciplina de Processos de comunicação, no segundo, feito com os dois semestres de Publicidade e Jornalismo, foi a disciplina Autor na comunicação. Nos outros semestres eu orientei a turma de Jornalismo na disciplina de Jornalismo e Mercado, e a turma de Publicidade, com a matéria Mercadoria e Significação. Além disso, ainda teve a professora Teresinha, de Publicidade, que conduziu os alunos na disciplina de Ética e criação publicitária, e o professor Mateus na disciplina de mídias sociais’’ explica o coordenador.

O professor Mario ainda conta que o principal objetivo da realização desses artigos é incentivar os alunos a produzirem trabalhos de iniciação científica. Para a acadêmica do segundo semestre de Jornalismo, Lara Silva, a produção de artigos é importante, pois prepara o aluno para a finalização do curso com o TCC, familiarizando-o com as regras desse tipo de trabalho. “Apesar da dificuldade em produzir um artigo, o aluno adquire conhecimento sobre temas de seu interesse, que o ajudarão a se tornar um profissional mais qualificado’’ ressalta a estudante.

A produção dos artigos resultou em uma exposição com os resumos de todos os trabalhos, que foram reunidos em anais expostos na faculdade, para que alunos de outros cursos conheçam um pouco da pesquisa dos acadêmicos de Comunicação. O coordenador diz que ficou muito contente com o resultado dos trabalhos, pois já consegue perceber um amadurecimento dos alunos com a proposta cientifica. “Eu acho que o curso vem fortalecer um dos eixos que é a pesquisa, além do ensino, da extensão que nós já fazemos, agora a gente está aprofundando e detalhando mais a pesquisa no curso’’ destaca Mario.

Saiba mais do curso de seu interesse clicando na imagem abaixo: