Conflitos no Leste Europeu norteiam discussões na capital

A Jornada de Atualização em Relações Internacionais teve início na segunda-feira, 9, na Unidade Florianópolis. Na quarta-feira, o evento tratou dos Conflitos Hegemônicos no Leste Europeu, com o professor da Unidade de Aprendizagem, História das Relações Internacionais, Luciano Daudt da Rocha.

De acordo com Rocha, o assunto foi debatido em sala de aula e na palestra ele  relembrou os alunos de outras fases sobre as características da região. “Abordamos as principais problemáticas do mundo contemporâneo. Entre elas a tensão no leste europeu, em virtude da anexação da Crimeia pela Rússia. Ontem a gente conversou sobre terrorismo e a segurança internacional, pensando nos casos ligados ao estado islâmico no oriente médio”, exemplificou.

A manhã da quarta-feira contou também com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Hans de Oliveira, que discorreu sobre a anexação da Crimeia. As alunas Bruna Silveira e Lidimara do Nascimento do segundo semestre de Relações Internacionais avaliaram o evento. ”Foi bom, não apenas para o pessoal que está terminando o curso, mas também para dar uma atualizada e já dar uma adiantada nos assuntos que a gente vai tratar depois, nas outras fases” ,disse Bruna.

Já, Lidimara, destacou a contextualização histórica das temáticas. “Muito interessante, pois são assuntos muito pertinentes e atuais, porém os palestrantes apresentam o processo histórico que contribui no entendimento”, finaliza.

Nesta sexta-feira, a Jornada de Atualização em Relações Internacionais aborda a Teoria das Relações Internacionais, pela manhã, e Refugiados e Direitos Humanos no período noturno.

Ysttéphani Sinhorini
Repórter estagiária jornal Unisul Hoje