Seminário abordará oportunidades e desafios ao Cooperativismo Financeiro

No dia 31/10, a partir das 14h30min (horário de Brasília), o Campus UnisulVirtual realiza o Seminário de Cooperativismo Financeiro. O evento será transmitido para todo o Brasil pelo canal Youtube da UnisulVirtual.

A apresentação do Case Sicoob Crediaraucária tem como objetivo demonstrar o papel das Cooperativas Financeiras no desenvolvimento regional. Em especial, as novas oportunidades e desafios para essas cooperativas decorrentes da edição da Lei Complementar (LC) 161/2018, que autorizou as mesmas a atuarem na captação de recursos em entes públicos municipais.

Antes da aprovação da mencionada Lei, o ordenamento jurídico, até então vigente, autorizava os mencionados entes públicos federados e suas respectivas autarquias a somente depositarem seus recursos em bancos oficiais, sendo permitida apenas a manutenção das chamadas contas convênio. Essas teriam como finalidade exclusiva o recebimento e o repasse da arrecadação de tributos, sem a característica de contas de depósitos.

Esse cenário se modificou com advento da LC 161/2018, fazendo emergir oportunidades, além dasconvencionais até então trabalhadas com Pessoas Físicas(PF) e Pessoas Jurídicas. São elas: produtos e serviços bancários que suprem as diferentes e permanentes necessidades desses entes federativos e também de cidadãos e agentes públicos a eles vinculados. www.youtube.com/VirtualUnisul

Dia 31/10/2018 (quarta-feira) a partir das 14h30

Conheça a pós de Gestão de Cooperativas de Crédito

Palestrantes

  • Professor João Antolino Monteiro
  • Olavo Lazzarotto: Oportunidades e Desafios ao Cooperativismo Financeiro Frente ao Novo Marco Legal.
  • Dangelo Dalla Rosa:  Produtos, Serviços e Inovações Bancárias