Doação Campus Norte: coração da Unisul pulsa por Tubarão

É no movimento de colaboração em prol dos atingidos pelos fortes ventos do último dia 16 de outubro que a alma humana se materializa. Gestores, professores, colaboradores e acadêmicos da Unisul, sensibilizados pelos acontecimentos, se engajaram na luta por auxiliar os que mais precisavam. Foi nos corredores da universidade, no escuro da falta de eletricidade, que o pedido do Reitor em exercício, Mauri Luiz Heerdt, iluminou os corações e reacendeu o espírito da solidariedade dentro da instituição. E, desde que se deflagrou a campanha de ajuda humanitária, o socorro aos necessitados surgiu. Muitas foram as doações advindas de todo o Campus Tubarão.

No mesmo dia, após o vendaval, foram entregues lonas aos que sofreram com destelhamento e iniciou-se o cadastro para localizar as famílias que mais precisam. “A Unisul, inserida na comunidade de Tubarão, faz parte do processo de auxílio à população, e a ajuda trazida hoje é de suma importância”, afirma o Vice-Prefeito de Tubarão, Akilson Ruano Machado.

Num primeiro momento, o impacto deste tipo de tragédia que causa destruição é o sentimento de perda e de tristeza, mas a mobilização de socorrer a vulnerabilidade refletirá a grandeza da união ao demonstrar o tamanho do esforço para a reconstrução da cidade, e aí está o papel da Unisul, solidária, por ter a alma da comunidade, na batalha pelo retorno da alegria aos sorrisos tubaronenses.

Doações do Campus Norte são enviadas para Tubarão

“Tendo uma instituição com o caráter e a nobreza da Unisul; que também busca socorrer e dar o suporte ao fazer o papel social, de extensão, de ajuda à população; da nossa parte enquanto secretaria municipal, só temos a expressar gratidão em nome dessa população que foi atingida”, enfatiza a Diretora-presidente da Fundação de Desenvolvimento Social, Jane Dal Bó Falchetti.

A assistência social do município iniciou o processo ao fazer o cadastro das pessoas mais necessitadas, e a partir do cadastro é feita a distribuição. Diante disto, registra-se que o grito de apoio que aqueceu os lares desamparados foi ouvido pelos Campi da Grande Florianópolis e Virtual. Na Pedra Branca foram recolhidos os donativos que chegaram à tarde do dia 28 de outubro ao município. As doações de roupas e alimentos foram entregues na Arena Multiuso e recebidas pelo Diretor do Campus Tubarão, Heitor Wensing Júnior.

“Em 1974 a Unisul exerceu um papel fundamental na cidade, e desta vez não foi diferente, demonstrou o espírito solidário que tem. Onde a universidade comunitária está inserida transforma a vida das pessoas, e também os locais que estas pessoas escolheram, ou vão escolher para viver. A Unisul é um coração que pulsa, pulsa de atitudes humanas, pulsa por Tubarão e pela população tubaronense”, exclama o Diretor Heitor.

Intercursos é cancelado e inscrição é revertida para ação beneficente

A prefeitura disponibiliza a mão de obra logística, mas as doações são o reforço e o suporte do trabalho aos populares, por isso, solicita aos que querem colaborar que forneçam materiais de construção: tijolos, cimento, telhas, ripas, tábuas, etc. Na parte externa da Arena Multiuso ficará um funcionário da Defesa Civil para fazer o recebimento dos materiais.

Texto: Reginaldo Osnildo